ViaMobilidade propõe investir R$ 87 mi em melhorias nas linhas de SP

Intimada pelo MP a apresentar propostas, empresa sugere intervenções em cinco frentes, incluindo modernização em estações de trem. Aporte vai além do previsto em contrato

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Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Bruno Lucca/ FSP  |  Postado em: 17 de abril de 2023

Falhas frequentes põem empresa na mira do Ministér

Falhas frequentes põem empresa na mira do Ministério Público

créditos: Rovena Rosa/ Agência Brasil

A concessionária ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trem de São Paulo, apresentou na manhã desta segunda-feira (17) ao governo de São Paulo e ao Ministério Público uma proposta de acordo que prevê investimento de mais R$ 87 milhões para melhorias na infraestrutura dos ramais. Agora, a empresa aguarda resposta das partes.

 

O documento foi exigido pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em encontro realizado na última quinta-feira (13) e deveria ser entregue até a noite desta segunda.

 

Segundo a concessionária, o montante deve ser investido em cinco frentes:

- modernização da estação Antônio João (linha 8);

- ampliação do mezanino da estação Barra Funda (linha 8) e instalação de escadas rolantes;

- adição de passarelas na estação Presidente Altino (linhas 8 e 9);

- ampliação do número de catracas da estação Primavera Interlagos (linha 9);

- implantação de tecnologia para dar informações em tempo real sobre os horários de chegada e partida das composições.

 

As melhorias propostas, se acatadas por governo e Promotoria, ainda não têm prazo para conclusão.

 

Recuperação de trilhos

Na última semana, a ViaMobilidade também havia apresentado proposta adicional de investimentos no valor de R$ 117 milhões a serem quase integralmente destinados à recuperação dos trilhos e dormentes das vias. As substituições dos pontos críticos nos ramais e, em especial, as trocas de dormentes devem ser realizadas até agosto deste ano, segundo a concessionária.

 

Em parecer técnico realizado a pedido do Ministério Público e publicado no último dia 22 de maio, técnicos dizem que a concessionária deve, urgentemente, tratar da segurança das vias, como manutenção de trilhos, dormentes e equipamentos, a fim de evitar acidentes graves.

 

Descarrilamento de trem na Linha 8-Diamante em janeiro de 2023. Foto: Diário da CPTM

 

Falhas

Em pouco mais de um ano sob a administração da ViaMobilidade, as linhas 8 e 9 acumularam 166 falhas, ou seja, média de uma a cada três dias. As falhas abrangem o período de 27 de janeiro de 2022, quando a empresa passou a operar os dois ramais, e 31 de janeiro deste ano. São problemas em equipamentos, trens, trilhos, sistema de alimentação elétrica, rede aérea e sinalização.

 

Em 2019 inteiro, quando os dois ramais ainda eram administrados pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), foram contabilizadas 121 ocorrências. Nos dois anos seguintes, 2020 e 2021, somaram 34, mas com a ressalva de que a pandemia de Covid levou à redução de passageiros no sistema.

 

Em razão das falhas em frequência, a concessão entrou na mira do Ministério Público em meados de 2022. No último dia 30, o promotor, Silvio Marques, da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social, afirmou que não teria mais possibilidade de diálogo com a empresa e que medidas judiciais seriam tomadas em até 15 dias para rompimento do contrato de concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

 

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