MP diz "já ter provas suficientes" para suspender contrato da ViaMobilidade

Ainda assim, Promotoria dá mais 10 dias de prazo para a concessionária assinar Termo de Ajustamento de Conduta por falhas nas linhas 8 e 9 de trens metropolitanos de SP

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1  |  Postado em: 03 de novembro de 2022

Em março, trem bate em mureta na Estação Júlio Pre

Em março, trem bateu em mureta na Estação Júlio Prestes

créditos: Reprodução

O Ministério Público de São Paulo deu mais dez dias para que a ViaMobilidade assine o Termo de Ajustamento de Conduta proposto por conta das frequentes falhas na operação Linhas 8 e 9 do transporte metropolitano. Na proposta inicial, a empresa tinha até o dia 28 de outubro para responder se vai assinar ou não - mas não o fez.

 

A ViaMobilidade alega que está em seu primeiro ano de vigência e por isso não existe motivo para assinar um termo de ajustamento de conduta com o MP.

 

No mês passado, o promotor de Justiça de São Paulo, Silvio Marques, disse que o Ministério Público "já tem provas suficientes" para pedir na Justiça a suspensão do contrato da CPTM com a ViaMobilidade. O TAC seria a forma da promotoria não acionar a justiça contra empresa.

 

Rescisão de contrato

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) defende a rescisão do contrato com a concessionária. No caso de a CPTM reassumir a operação, Marques afirmou que serão necessários de 60 a 90 dias para a contratação de novos funcionários e normalização das linhas.

 

Ainda segundo o promotor, entre maio e junho deste ano, a ViaMobilidade pediu funcionários emprestados para a CPTM pois "tinha um problema técnico e a empresa privada não soube solucionar".

 

O promotor também apontou erros no edital de contração da Secretaria de Transportes do Estado com a ViaMobilidade. Segundo ele, os consumidores que se sentirem prejudicados pela falhas das Linhas 8 e 9 podem entrar com uma ação no juizado de pequenas causas e solicitar indenização.

 

Multas por falhas

A ViaMobilidade já acumula quase R$ 10 milhões em multas registradas por falhas. Somente em cinco meses, a empresa cometeu 19 infrações.

 

A concessionária ainda não realizou nenhum pagamento porque está em um processo de recurso e análise do governo do estado. Alguns desses processos estão correndo há mais de sete meses.

 

Entre as infrações está o avanço de sinal vermelho, a abertura das portas do vagão fora da estação e uma batida na estação Julio Prestes, entre outras.

 

A empresa também foi multada pela morte de um funcionário durante um serviço de manutenção em 10 de março, por operar com intervalos acima do máximo definido e descumprir prazos.

 

Leia também:
Promotoria quer indenização e estuda rescindir concessão de trens em SP
Em São Paulo, "robô" vai inspecionar trilhos das Linhas 8 e 9
Governo paulista e Via Mobilidade, uma "semiconcessão"?
Condutor que bateu trem na estação Júlio Prestes, em SP, é demitido
Após concessão em SP, linhas de trens urbanos têm falhas e morte


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário