MP pedirá a governo de SP que cancele contrato com a ViaMobilidade

Promotoria diz não ver outra alternativa. Na tarde de ontem(16), pela 3ª vez um trem na Linha 8-Diamante descarrilou, criando caos entre usuários e plataformas lotadas

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1  |  Postado em: 17 de janeiro de 2023

Trem da linha 8 sai dos trilhos nesta segunda (16)

Trem da linha 8 sai dos trilhos nesta segunda (16) em SP

créditos: Reprodução

O Ministério Público de São Paulo divulgou que vai recomendar ao governo de São Paulo que cancele o contrato com a ViaMobilidade, responsável pelo operação das linhas 8 e 9 do transporte sobre trilhos há um ano.

 

Nesta segunda (16), o terceiro descarrilamento de trem na Linha 8-Diamante foi registrado . O problema durou mais de cinco horas. Para a promotoria, não há outra alternativa a não ser a rescisão.

 

"Agora, esperamos a rescisão administrativa. Se isso não ocorrer, vamos pedir a rescisão judicial, além de requerer indenização", afirmou o promotor Silvio Marques.

 

Água invade cabine

No momento em que o trem descarrila, por volta das 16h, caía forte chuva na capital paulista. Com o impacto do acidente, a cabine foi invadida pela água, que entrou pelo teto. Com o susto, o maquinista se levanta, sobe no banco e, na sequência, tenta comunicação pelo rádio.

 

O veículo seguia no sentido Itapevi e a ocorrência aconteceu na região da Estação Lapa, na Zona Oeste da capital paulista. De acordo com a ViaMobilidade, responsável pela operação da linha, não houve registro de vítimas.

 

Usuários enfrentaram uma tarde de caos, com plataformas lotadas e dificuldade para conseguir informações e embarcar.

 

Uma passageira informou à TV Globo que usuários do transporte que aguardavam pelo trem na Estação Barra Funda só foram informados da ocorrência após 40 minutos de espera.

 

Histórico de problemas

Desde janeiro de 2022, as linhas 8 e 9, que eram da CPTM, foram concedidas e passaram a ser gerenciadas pela ViaMobilidade.

 

Por conta das inúmeras falhas nas linhas, o Ministério Público propôs um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) à empresa. O TAC, entretanto, não foi aceito pela ViaMobilidade.

 

A promotoria diz ter provas suficientes para pedir na Justiça a suspensão do contrato da CPTM.

 

Em dezembro de 2022, dois trens também descarrilaram no intervalo de quatro dias: o primeiro caso, em 3 de dezembro, afetou as linhas 11-Coral e 12-Safira, atingindo as quatro vias do trecho; o segundo caso, no dia 7, também aconteceu na linha 8-Diamante.

 

Leia também:
Metrô e trens de SP têm ao menos 15 roubos por dia
MP diz "já ter provas suficientes" para suspender contrato da ViaMobilidade
Os trens das linhas 8 e 9 da CPTM voltarão às mãos do estado?
Promotoria quer indenização e estuda rescindir concessão de trens em SP
Governo paulista e Via Mobilidade, uma "semiconcessão"?

 

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário