Governador de SP mantém concessão de trens e diz que "MP não vai governar por ele"

Tarcísio de Freitas rechaça pedido da promotoria de São Paulo para que seja encerrado o contrato da Via Mobilidade, concessionária que opera as linhas 8 e 9

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Tulio Kruse  |  Postado em: 01 de março de 2023

Cenas de caos na linha 9, como esta de 2022, se re

Cenas de caos na linha 9, como esta de 2022, se repetem

créditos: Rovena Rosa/ Agência Brasil

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), rechaçou nesta terça-feira (28) posicionamentos do Ministério Público estadual que pedem o fim do contrato com a concessionária das linhas de trem 8-Diamante e 9-Esmeralda. Ao lado de executivos da ViaMobilidade, que opera as linhas, Tarcísio disse que estaria morto se deixasse "o Ministério Público governar".

 

As linhas 8 e 9 estão na mira de uma investigação que apura sequências de falhas nos trens, descarrilamentos e atrasos em entregas. No mês passado, o promotor Silvio Marques, titular da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público, já disse que deve pedir à Justiça o fim da concessão.

 

"O dia em que você permitir o Ministério Público governar por você, você está morto", disse o governador nesta terça sobre o pedido.

 

"Não tem posicionamento a favor da ViaMobilidade, tem posicionamento a favor do usuário. A aposta que estou fazendo é naquilo que vai trazer a maior quantidade de investimento no menor tempo possível, que vai trazer a maior repercussão para o usuário em pouco tempo. Qual seria a solução, voltar para a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanas], para a administração pública? É essa a solução que o Ministério Público está propondo?", questionou.

 

Procurado pela reportagem, o promotor disse que não iria comentar as palavras do governador.

 

Novo trem da Alstom adquirido pela concessionária para operar em São Paulo. Foto: Divulgação

 

Entrega de novos trens

Tarcísio falou no evento de apresentação do primeiro trem (Alstom) comprado pela concessionária, de um total de 36, para as duas linhas. Ele reconheceu que a operação tem problemas e disse que o governo estadual acompanha a situação todos os dias, cobrando melhorias da empresa.

 

Entre dezembro e janeiro, as duas linhas tiveram uma série de falhas que paralisaram trechos por horas, gerando superlotação e atrasos. O Ministério Público diz que os problemas se explicam pela falta de manutenção preventiva nos trilhos.

 

Uma testemunha ouvida pela promotoria, por exemplo, diz que uma falha poderia levar até a colisões entre vagões e acidentes com mortes. A falha mais grave relatada ocorre em um equipamento responsável por direcionar os trens ao trilho correto, mudando de posição conforme o acionamento de operadores do sistema ferroviário.

 

Como justificativa para dar um voto de confiança à ViaMobilidade, o governo destaca que a empresa se comprometeu com um investimento de quase R$ 600 milhões a mais do que está previsto em contrato. Tarcísio mostrou-se satisfeito com o plano de investimentos apresentado pela empresa, que o MP crítica.

 

Tanto o governador quanto executivos da concessionária dizem que o investimento necessário nas linhas foi subestimado quando a empresa assumiu a linha. Marcio Hannas, presidente da CCR Mobilidade, que controla a concessionária, diz que isso ocorreu porque a empresa não sabia qual era o estado de conservação de trens que foram cedidos pela CPTM.

 

"A gente subestimou o tamanho do desafio que seria começar a operar essas linhas", disse Hannas. "O que a gente não conhecia era a condição dos trens, porque eles estavam em operação. Não tenho como parar um trem para falar 'deixar eu ver como está'".

 

O trem apresentado nesta terça deve entrar em operação apenas após testes, que devem durar meses. A empresa pede entregar um total de 25 composições até o final deste ano.

 

Leia também:
MP diz "já ter provas suficientes" para suspender contrato da Via Mobilidade
MP pedirá ao governo de SP que cancele contrato com ViaMobilidade
MP faz vistoria nas linhas 8 e 9 de trens da ViaMobilidade
Após concessão em SP, linhas de trens urbanos têm falhas e morte



 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário