Consórcio C2 vence leilão do Trem Intercidades: com oferta mínima

Único a apresentar proposta, consórcio formado por grupo chinês e a empresa brasileira Comporte vence o leilão nesta quinta (29) do trem que ligará São Paulo a Campinas

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Governo de São Paulo  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 29 de fevereiro de 2024

Grupo ainda operará trem intermetropolitano e Linh

Grupo ainda operará trem intermetropolitano e Linha 7 (CPTM)

créditos: Divulgação

O grupo Comporte, da família dos fundadores da companhia aérea Gol, foi o único a apresentar proposta, e venceu nesta quinta-feira (29) o leilão do trem de passageiros que interligará São Paulo, Jundiaí e Campinas (SP). A empresa brasileira, que atua no setor de ônibus rodoviários, se associou ao grupo fornecedor de equipamentos ferroviários CRRC, da China, para compor o consórcio C2 e participar do leilão.

 

Para levar o TIC (Trem Intercidades Eixo Norte), o grupo ofertou um desconto (ágio) de apenas 0,01% sobre a contraprestação (valor a ser pago pelo Estado) máxima de cerca de R$ 8 bilhões. O Estado de São Paulo ainda terá de arcar com um aporte de cerca de cerca de R$ 9 bilhões para viabilizar o empreendimento, dos quais 6,4 bilhões serão financiados pelo BNDES. O prazo da concessão (uma parceria público-privada) é de 30 anos. 

 

Trem Intercidades

A ligação direta entre as cidades será realizada por trem expresso de média velocidade. A velocidade média será de 95 km/h, podendo chegar a até 140 km/h em alguns trechos. A estimativa do governo é que o veículo reduza um trajeto que hoje é feito em mais de três horas para 64 minutos. A previsão é que a obra fique pronta em 2031. 

 

O leilão na capital paulista teve a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e de Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos. 

 

Além do TIC, o pacote da concessão incluiu ainda: 

- A construção de um trem intermetropolitano, com 65,8 km de extensão e nove estações: as já existentes entre Francisco Morato e Jundiaí, mais as estações de Valinhos, Louveira, Vinhedo e Campinas.

- E a operação da Linha 7-Rubi da CPTM, no trecho entre Palmeiras-Barra Funda e Francisco Morato. 

 

Mapa mostra as linhs a serem operadas pelo consórcio C2 Imagem: Divulgação

 

Leia também:
Trem Intercidades (SP) pode finalmente sair do papel
Viagens de trem superam 100 milhões em feriado chinês
Linhas privatizadas em SP registram o triplo de falhas da CPTM em 2023
Trem Intercidades (SP): publicado nesta sexta (31) o edital de licitação


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil? 
 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário