Metrô de Teresina anuncia planos de modernização

Governo do Piauí espera aumentar a capacidade do sistema de transportes de 5 mil para 12 mil usuários por dia. O prazo é março de 2026

Notícias
 

Fonte: ANPTrilhos  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 15 de março de 2024

Metrô de Teresina: modernização esperada até março

Metrô de Teresina: modernização esperada até março de 2026

créditos: Governo do Piauí

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, autorizou o início das obras de reforma e modernização do metrô de Teresina. A primeira fase contempla a duplicação dos 13,5 km da linha atual, a reforma das estações Alberto Silva, Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Itararé, o rebaixamento da passagem na avenida Higino Cunha, a reforma da oficina de manutenção, além da construção do centro de controle de operação para o monitoramento em tempo real. A reforma e modernização aumentará a capacidade de 5 mil para 12 mil passageiros por dia.

 

As obras compreendem um investimento de R$ 193 milhões, com prazo de dois anos (março de 2026) para finalização. De acordo com o governador, também está em estudo uma segunda fase, que irá expandir as linhas do metrô. “...Já estamos focados na segunda etapa, que são mais 400 milhões e vai impactar cerca de 40 mil pessoas que usam transporte público”, anunciou.

 

Serão feitas melhorias nas passagens de nível, na sinalização das vias, além da urbanização no entorno das estações. O secretário dos Transportes, Jonas Moura, comenta que essas melhorias irão impactar diretamente a forma como a população se relaciona com esse transporte público. “Essa obra de modernização vai trazer uma infraestrutura mais segura para o usuário, com acessibilidade e mais conforto para as pessoas que vão fazer o uso diário. E com um preço abaixo da tarifa do ônibus, que é o transporte coletivo que a gente tem”, defendeu Moura.

 

Na segunda fase, está prevista a aquisição de mais cinco novas composições de VLTs, além da expansão das linhas em direção às zonas norte e sul e construção de novos terminais. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos pela Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí, novo nome da antiga Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí.

 

Leia também:
Aberta consulta pública do túnel Santos-Guarujá (SP)
Aquático SP avança preparativos, mas ainda não tem data para começar
Londres inaugura rota para caminhada e ciclismo de 24 km
Você conhece a Lei da Área Escolar de Segurança de São Paulo?


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?  

 

 




  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário