Aquático SP avança preparativos, mas ainda não tem data para começar

Construção de terminais e teste com embarcações atrasaram o início do transporte coletivo aquaviário, o primeiro em SP. Mas agora o sistema entrou na mira do MPSP

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil / Prefeitura de São Paulo  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 16 de março de 2024

Embarcação do Aquático SP em testes na Represa Bil

Embarcação do Aquático SP em testes na Represa Billings

créditos: Prefeitura de São Paulo

No início de janeiro, a Prefeitura de São Paulo anunciou que até fevereiro de 2024 o Aquático SP, novo sistema de transporte pelas águas da represa Billings, na zona sul da cidade, começaria a operar. Não começou, e ainda não há uma data cravada para o início das operações.


O projeto consta no Programa de Metas 2021-2024 e o transporte hidroviário está previsto no Plano Diretor Estratégico e no Plano de Mobilidade da capital paulista. Se realmente se tornar realidade, será a primeira linha de transporte coletivo por embarcações na cidade, cruzando um trecho da Represa Billings entre os bairros Cantinho do Céu (Grajaú) e Mar Paulista (Pedreira).


Consultada, no dia 24 de janeiro a SPTrans (empresa municipal que faz a gestão do transporte coletivo) informou por e-mail que estava trabalhando na preparação de uma operação assistida no primeiro trecho do Aquático SP. Informou também que dias antes uma das embarcações foi colocada para operar e realizar testes e ajustes internos no veículo. E acrescentou que a chegada das embarcações deverá ocorrer de maneira gradativa, paralelamente à realização das obras de adequação na região.


No dia 7 de março, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) esteve vistoriando as obras do Terminal Hidroviário Parque Mar Paulista, que compõe o primeiro trecho do Aquático SP. Durante a visita, Nunes anunciou que a inauguração do transporte aquaviário estaria marcada para 27 de março, no 99º aniversário da Represa Billings. Consultada, a área de imprensa da Prefeitura não confirmou, nem desmentiu a informação. Na sexta-feira, surgiu a informação de o projeto está sendo questionado pelo Ministério Público.


Ganhos de tempo
O novo meio de transporte beneficiará 385 mil pessoas que moram nos bairros do Grajaú, Pedreira e Cocaia, diz o governo municipal. E encurtará distâncias. Hoje, para ir de ônibus do Cantinho do Céu (Grajaú) até o bairro de Pedreira, também na zona sul, a pouco mais de 15 km dali, a demora é de cerca de uma hora e meia. Já a travessia por barco é estimada em 17 minutos e o percurso todo calculado para ser feito em 30 minutos.


As duas embarcações que farão a operação assistida têm capacidade para até 60 passageiros e dispõem de pontos específicos para até duas cadeiras de rodas por viagem. São totalmente acessíveis e contam com ar-condicionado, tomadas USB, televisão, conexão de internet e sanitários também acessíveis. Todos os bancos contam com coletes salva-vidas (incluindo modelos específicos para pessoas obesas e crianças) e ainda há espaço para fixação de até seis bicicletas na parte externa. As embarcações também têm assentos preferenciais para pessoas obesas, assim como sanitário acessível, com sistema de tanque séptico e não dispensará dejetos na represa.


Terminais
Localizado em Pedreira, o Terminal Hidroviário Parque Mar Paulista está em obras e contará com área de espera, ar-condicionado, acessibilidade, bicicletários, plataforma flutuante de embarque e integração com o sistema municipal de transporte por ônibus. A rua Mar Paulista passa por recapeamento, além de receber novas calçadas, guias e sarjetas para facilitar a circulação de pedestres pelo local.


O Terminal Hidroviário Parque Linear Cantinho do Céu terá a mesma infraestrutura para receber os passageiros do Aquático-SP  com ar-condicionado, acessibilidade, área de espera, integração com o sistema municipal de transporte, além de bicicletário. A partir do início da operação assistida, será implantada uma linha de ônibus circular no Cantinho do Céu, com ligação direta ao atracadouro, com intervalo de 12 minutos entre as partidas.


Leia também:
Prefeitura de SP avança no projeto de hidrovia na Billings
Duas décadas depois, aquaviário da Grande Vitória volta a operar
Barco fará o transporte fluvial entre Belém e Ilha de Mosqueiro
Haddad dá sinal verde a transporte hidroviário em São Paulo


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil? 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário