Duas décadas depois, aquaviário da Grande Vitória volta a operar

Transporte que faz ligação marítima por barcas entre Vitória, Cariacica e Vila Velha foi reinaugurado ontem, e nesta segunda (21) já está a serviço da população capixaba

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Governo do ES  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de agosto de 2023

Viagem inaugural das barcas domingo (20) na Baía d

Viagem inaugural das barcas domingo (20) na Baía de Vitória

créditos: Hélio Filho/Secom

Após duas décadas sem atividades, o sistema aquaviário voltou a operar na Bahia da Grande Vitória a partir desta segunda-feira (21). Segundo a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb) as primeiras embarcações saíram hoje pela manhã, às 6h30, de dois pontos da região metropolitana: uma das barcas fez o trajeto Porto de Santana/Praça do Papa, e outra a linha Prainha/Praça do Papa. 

 

No domingo, a viagem inaugural contou com a presença do governador do estado Renato Casagrande (PSB), que chegou de bicicleta, embarcou na Prainha (Vila Velha) até a Praça do Papa, e de lá seguiu pedalando até o Palácio Anchieta, no centro da capital. Na ocasião, o governador declarou: "O sistema aquaviário voltou muito mais moderno, com ar-condicionado, bicicletário, wi-fi, e integrado ao Transcol [sistema tronco-alimentador do transporte coletivo na Grande Vitória]."  

 

Retomada

O antigo sistema aquaviário operou na Grande Vitória até a década de 1990, quando foi desativado. Nesta primeira fase de retomada do serviço, serão colocadas à disposição dos passageiros duas embarcações, que contam com equipamentos de segurança como videomonitoramento e coletes salva-vidas.

 

Ambas as embarcações navegam a velocidade média de 10 nós (18,5 km/h). Com isso, o tempo previsto de deslocamento entre Prainha (Vila Velha) e a Praça do Papa (Vitória) é de 15 minutos; já da Praça do Papa até o Porto de Santana, de 40 minutos. 

 

Os pontos de embarque e desembarque contam com estrutura de espera para os passageiros, com comodidades como bancos e área coberta e acessível para fazer a interligação até as embarcações.

 

Os tempos previstos de viagem a partir dos terminais localizados na Praça do Papa, Prainha e Porto de Santana são: das 6h30 às 18h (dias úteis); das 8h às 18h (sábados); das 9h às 15h (domingos e feriados). Os usuários do aplicativo ÔnibusGV podem conferir os horários de partida das linhas pelo celular.

 

As obras de construção dos pontos de embarque e desembarque envolveram, cada uma das estações, investimento de cerca de R$ 1,5 milhão, conforme informou o governo do Espírito Santo.

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

Leia também:
Ciclovia da Vida, entre Vitória e Vila Velha, está praticamente pronta
Aquaviário de Vitória deve começar a operar este ano
Barco fará o transporte fluvial entre Belém e Ilha de Mosqueiro
Prefeitura de SP avança no projeto de hidrovia na Billings
Barcos autônomos farão transporte de passageiros no Rio de Janeiro


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário