Suspenso novamente o início do 'Aquático SP' na Billings

Justiça de SP questiona estudos e Prefeitura terá de adiar mais uma vez operação do novo transporte hidroviário na zona sul da capital, primeiramente anunciado para 2023

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 27 de março de 2024

Teste com barco há alguns meses na represa Billing

Teste com barco há alguns meses na represa Billings, em SP

créditos: SPTrans/Divulgação

O início da operação dos barcos pela represa Billings, na zona sul da capital paulista, teve que ser cancelado pela quarta vez. A inauguração do sistema estava prevista para hoje (27), mas foi suspensa por determinação da Justiça de São Paulo, em liminar emitida com base em ação civil pública da Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público. 

 

O argumento do MP, expresso na decisão do juiz Antonio Augusto Galvão de França, sugere que tenha havido inconsistências nos estudos de impacto ambiental que permitiu a construção do sistema hidroviário. E, mesmo  reconhecendo que a operação poderá melhorar a mobilidade na região, o magistrado avaliou que a implantação não deve ser feita de forma precipitada, para evitar potenciais danos a um dos principais reservatórios de água do estado.

 

O MP anexou estudos que afirmam que o calado das embarcações, ou seja, a parte que fica submersa, é maior do que o previsto inicialmente. E que a profundidade dos trechos a serem navegados não foi mensurada de forma adequada. Por causa disso, o movimento dos barcos poderia espalhar poluentes na água, incluindo bactérias e algas com toxinas.

 

Novo adiamento

Essa é a quarta vez que a Prefeitura de São Paulo adia o início da operação do transporte hidroviário na Represa Billings. O serviço, que beneficiará cerca de 385 mil passageiros da região do Grajaú e Cantinho do Céu, primeiramente deveria ter começado a funcionar em 30 de setembro de 2023, mas na ocasião a data foi adiada para o mês de dezembro, o que não aconteceu.

 

Depois disso, em janeiro deste ano, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) postou um vídeo ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) garantindo o início da operação para o final de fevereiro. No início de março, um novo adiamento, então para o dia 27 de março. E que também não se concretizou.  

 

As duas embarcações que inicialmente farão a operação assistida têm capacidade para até 60 passageiros. Segundo o governo municipal, a travessia pela represa seria feita em 30 minutos, bem menos do que a viagem por meio de ônibus.

 

Leia também:
Aquático SP avança preparativos, mas ainda não tem data para começar
Prefeitura de SP avança no projeto de hidrovia na Billings
Falta vontade política para usar o rio no transporte urbano em Manaus
Duas décadas depois, aquaviário da Grande Vitória volta a operar


E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil? 

 



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário