Governo da Bahia participa de audiência sobre VLT-Trem do Subúrbio

Após rescisão do contrato com SkyRail, governo baiano ouve comunidades e promete novo projeto e contrato para substituir o trem do subúrbio

Notícias
 

Fonte: Governo do Estado da Bahia  |  Autor: Milena Fahel/Governo do Estado da Bahia  |  Postado em: 21 de agosto de 2023

Reunião em Paripe, Salvador: governo promete novo

Reunião em Paripe, Salvador: governo promete novo projeto

créditos: Facebook Tiago Ferreira


O Governo do Estado da Bahia participou, na quinta-feira (17), de audiência pública para um diálogo com a população sobre obras de mobilidade urbana na região e sobre o projeto do VLT do Subúrbio. Organizada pela Comissão Permanente de Transporte, Trânsito e Serviços Públicos Municipais, da Câmara Municipal de Salvador, o evento aconteceu no auditório do Colégio Estadual Barros Barreto, em Paripe, na região do "Subúrbio" da capital. Cerca de 200 moradores e lideranças comunitárias participaram do encontro.


De acordo com a titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Jusmari Oliveira, o VLT é um dos projetos de desenvolvimento urbano que integra o pacote de obras do Governo na mobilidade de Salvador e região metropolitana. A secretária explicou que, após a rescisão, no dia anterior (16) do contrato com a concessionária Skyrail, um novo projeto deve ser apresentado e outro contrato firmado.


“Tivemos um impasse no contrato e tentamos, de forma responsável e rigorosa, dar continuidade. Mas, com as reivindicações do consórcio ganhador da licitação, não se mostrou vantajoso. Então, o governo chamou a empresa para essa rescisão, que será bilateral. Em breve, apresentaremos o projeto que seguirá”, afirmou Jusmari.


A presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Ana Cláudia Nascimento, também detalhou os trabalhos que já foram realizados pelo Estado na área da mobilidade em Salvador e ressaltou o compromisso do Governo para "dar seguimento às obras o mais breve possível", de forma que a população tenha acesso a um transporte eficiente e rápido no Subúrbio.

“Um governo que já investiu mais de R$ 11 bilhões em mobilidade urbana em Salvador e região metropolitana não vai deixar o Subúrbio Ferroviário desamparado. O Estado já vem estudando essa nova alternativa e nós estamos trabalhando para lançar o edital. Estamos esperando definições estratégicas e a rescisão, que depende de trâmites legais”, explicou Ana Cláudia.


Rescisão bilateral
Após avaliação de propostas de reequilíbrio contratual apresentadas pela Skyrail, concessionária responsável pela implantação do VLT do Subúrbio, o Governo do Estado notificou (no dia 16/8) a empresa para rescisão do contrato, que respondeu formalmente a notificação concordando com o distrato. A decisão aconteceu após a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) apontar a rescisão como saída, diante da urgência de solução para a continuidade da implantação do sistema de transporte.

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

 

Leia também:
Monotrilho de Salvador: TCE e Governo buscam solução rápida
Obras do VLT do Subúrbio, em Salvador, estão paradas
Salvador terá "monotrilho do subúrbio". Elétrico e autônomo
Manifestantes em Salvador protestam pelo fim do trem
O VLT de Cuiabá vai para o lixo?


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário