Bahia negocia compra dos VLTs de Cuiabá

Paradas no pátio de Várzea Grande (MT) desde 2013, composições poderão atender a algum sistema de transporte sobre trilhos na região de Salvador

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Fonte: Gazeta Digital  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 29 de agosto de 2023

Composições do VLT de Cuiabá: no pátio desde 2013

Composições do VLT de Cuiabá: no pátio desde 2013

créditos: Consórcio VLT Cuiaba - Várzea Grande


As composições do inacabado VLT de Cuiabá poderão ser adquiridas pelo governo da Bahia. As negociações estão sendo lideradas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com aos tribunais de contas dos dois estados e as respectivas Casas Civis. Na última sexta-feira (25), o TCU montou um grupo de trabalho com onze representantes para iniciar as transações, mas ainda não há informações sobre em quak linha de transportes as composições poderiam circular.

 

A informação foi confirmada pelo secretário chefe da Casa Civil do Estado da Bahia, Afonso Florence, que confirmou a negociação para uma possível compra dos carros e trilhos do VLT de Mato Grosso. "Nós iniciamos essa negociação de uma possível compra de todo material rodante do VLT do Mato Grosso, porque temos interesse em implantar esse modo de transporte..", declarou Florence ao jornal Gazeta Digital, de Cuiabá. O executivo baiano afirma conhecer a situação jurídica do VLT de Mato Grosso e que, por isso, o grupo de trabalho no TCU buscará uma solução plausível para todos. "Ainda não sabemos se essa compra, se concretizando, se iremos depositar o valor para o Estado, ou em uma conta judicial, até que Mato Grosso resolva juridicamente com a empresa".

 

A alternativa foi discutida inicialmente num encontro, dia 8 de agosto, e o grupo de trabalho para resolver a situação foi oficializado na sexta-feira (25). O ministro do TCU, Bruno Dantas, definiu 30 dias para o grupo avaliar, apontar e articular opções de destinação dos equipamentos, com apresentação de relatório para avaliar cenários e adotar encaminhamentos convenientes.

 

Os carros do VLT, da marca espanhola CAF, estão guardados desde 2013 no pátio de Várzea Grande. As obras de implantação de trilhos foram inciadas em 2012, mas uma série de irregularidades levou a Justiça a interromper os trabalhos. Licitada por R$ 1,477 bilhão, a obra já consumiu mais de R$ 1 bi, mas não foi concluída. O governo de MT decidiu trocar o sistema por um BRT, supostamente por ser mais econômico e de fácil manutenção.

 

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