Audiência pública vai discutir o "VLT do Subúrbio" de Salvador

Câmara debaterá na 5ª feira (3) a interrupção da obra do monotrilho pelo governo baiano, o gasto de R$ 57 mi feito e a perspectiva de outro transporte de massa na região

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 31 de julho de 2023

Obras paradas no VLT... tema do debate na 5ª feira

VLT volta à prancheta... tema para debate nesta 5ª feira

créditos: Skyrail Bahia/Divulgação

Na próxima quinta-feira (3), a partir das 9h, a Câmara Municipal de Salvador (CMS) vai realizar no auditório do Centro de Cultura, na Praça Municipal, a terceira audiência pública para discutir o monotrilho do Subúrbio.

 

Conforme divulgado na mídia, as obras do chamado "VLT do Subúrbio" estão paradas, e o governo do estado já admite a possibilidade de cancelamento do contrato do modal com a empresa chinesa BYD. Nesse contexto, uma audiência pública foi proposta pelo vereador Claudio Tinoco (União Brasil). Segundo ele, é importante discutir o assunto, uma vez que, mesmo após quase três anos da ordem de serviço, a obra não avançou e a população do Subúrbio de Salvador segue prejudicada após a desativação dos trens na região.

 

"Essa audiência é de extrema importância para a população do Subúrbio e de toda a capital baiana, que tem visto as promessas em torno do monotrilho, que o governo chama de VLT, cujas obras não saíram do papel. Precisamos entender os motivos que levaram à paralisação do projeto e essa possibilidade de cancelamento do contrato, mesmo com o governo já tendo gasto cerca de R$ 57 milhões sem que as intervenções fossem realizadas", destacou Tinoco.

 

Foram convidados para a audiência representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE), da Procuradoria Geral do Estado (PGE), do Ministério Público estadual (MP-BA), da secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), da Companhia de Transportes da Bahia (CTB) e da concessionária Metrogreen Skyrail, responsável pelo projeto. Além disso, também devem participar representantes das secretarias municipais de Mobilidade (Semob) e de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur).

 

Um novo projeto?

O vereador Claudio Tinoco afirma ainda que o anúncio da rescisão ou distrato da implantação do monotrilho pelo representante da Procuradoria Geral do Estado na última terça-feira (25), oferece a oportunidade para se debater imediatamente um novo projeto para transporte de massa na região do Subúrbio. O anúncio foi realizado durante sessão do Tribunal de Contas do Estado que discutia o relatório do Ministério Público de Contas que apontou 14 irregularidades no processo e recomendou o cancelamento do contrato. 

 

“O cancelamento deste contrato é exigido não só para reparar todas as irregularidades, mas para oportunizar a reimplantação dos trilhos e a operação de um verdadeiro Veículo Leve sobre Trilhos, de trens, do metrô, ou de um modal mais econômico, integrando o transporte de passageiros e de cargas na região metropolitana e devolvendo a dignidade para os moradores do Subúrbio”, defende o parlamentar.

 

Pedido de CPI

Outra decorrência do caso do monotrilho de Salvador ocorreu nesta segunda-feira (31), quando foi protocolado na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um pedido de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar as obras do VLT do Subúrbio.

 

Na justificativa para a CPI, os deputados alegam que  o projeto do VLT foi apresentado em 2017 e licitado em 2018 pelo governo da Bahia. No mesmo ano, a ordem de serviço foi autorizada e o governo chegou a divulgar que o projeto estaria 100% concluído no segundo semestre de 2024.

 

Os parlamentares querem investigar o cumprimento ou não do contrato assinado entre o governo e as empresas, bem como o uso e a destinação dos recursos públicos gastos durante todos esses anos, em cumprimento aos princípios da moralidade, transparência e eficiência.

 

Entenda mais sobre o caso do "VLT do Subúrbio" nesta reportagem do Mobilize.

 

E agora, que tal apoiar o Mobilize Brasil?
Acesse a plataforma Abrace uma Causa e contribua!

  

Leia também:
Monotrilho de Salvador: TCE e Governo buscam solução rápida
Obras do VLT do Subúrbio, em Salvador, estão paradas
Salvador, a cidade dos elevadores, busca hoje o transporte sobre pneus
VLT do Subúrbio: Governo da BA confirma consórcio
População que usa o trem do Subúrbio não pode pagar ônibus



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário