17 de setembro de 2015
Editorial
Copenhague, via Itapetininga

Cidades lutam para mudar seus modos de mobilidade e recuperar os espaços urbanos como locais de convívio. Um bom exemplo vem de uma cidade paulista

Nesta quarta-feira (16) participamos do 1º Semob, em Itapetininga, no interior do Estado de São Paulo. O evento foi organizado pela Secretaria de Trânsito e Cidadania da cidade, hoje com quase 150 mil habitantes e cerca de um veículo motorizado para cada dois habitantes (!), segundo a secretária Samira Albuquerque, que articulou o encontro.

A frota de veículos cresceu de forma explosiva - 44%nos últimos cinco anos -, com destaque para as motocicletas, que se tornaram um gatilho decisivo para o aumento de acidentes. São 7 ou 8 acidentes com motos todos os dias, o que tem elevado a ocupação dos leitos hospitalares. "Hoje, 2/3 dos leitos são destinados a acidentados no trânsito", revelou Samira.

O aumento da frota também é visível na altíssima de ocupação das vagas de estacionamento nas ruas centrais, estreitas e com trânsito bastante intenso.

A situação de Itapetininga repete-se em centenas de cidades médias e pequenas de todas as regiões do país, mas a cidade paulista destaca-se pela tomada de decisão da gestão municipal em mudar a cultura de mobilidade de sua comunidade.

No encontro, Samira Albuquerque anunciou a criação do Programa Calçada Cidadã, para renovar as calçadas das ruas centrais e implantar calçadas nas vias periféricas. A ideia é desenvolver um manual de calçadas, indicar os materiais mais adequados, treinar mão de obra, para formar profissionais calceteiros e estimular os cidadãos a cuidarem dos trechos de passeio à frente de seus imóveis.

Faixas exclusivas de ônibus e a implantação de parklets também estão nos planos de Itapetininga, como forma de demonstrar usos mais nobres para os espaços que hoje são usados quase exclusivamente para os carros e motos.

Além disso, a Secretaria iniciou um ambicioso programa de educação de trânsito voltado aos motoristas, mas também a crianças e adolescentes, com apoio da guarda municipal e do corpo de bombeiros. O conceito geral é estimular o respeito a ciclistas e pedestres, especialmente às pessoas com mobilidade reduzida. "É um plano para oito ou dez anos, mas nós queremos começar já para que os cidadãos assumam o protagonismo nessas mudanças", comentou a secretária ao final do encontro.

Milhares de quilômetros ao norte, essas novas formas de usar as cidades puderam ser experimentadas na Dinamarca por Silvia Cruz e Mari V., que deixaram suas experiências registradas no blog Mobilize Europa. Elas correram e pedalaram mais de 200 km até chegar em Copenhague, onde participaram de um seminário acadêmico. No blog, Sílvia e Mari contam que "a cidade oferece ótimas condições para a mobilidade a pé, com calçadas em bom estado, ciclos semafóricos compatíveis com os fluxos a pé e boa iluminação dos espaços urbanos, além de sinalização acessível e eficaz.

A capital da Dinamarca começou a tirar os carros do centro e substituí-los por bicicletas públicas já nos anos 1990, e de lá esse movimento se espalhou pela Europa e mundo afora, em uma corrente que nos anos 2000 foi apelidada de "Copenhagenization". E tudo começou com um sonho de uma pessoa e sua decisão de recuperar a cidade para a vida comunitária. Tal como Samira, em Itapetininga. Esperamos que o exemplo da cidade paulista também se torne uma corrente positiva de mudança em sua região.

Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil
Notícias
Vem aí a Semana da Mobilidade Urbana. Programe-se!
Custa muito construir uma calçada?
Não atropelarás o próximo, mesmo que o sinal esteja vermelho para ele
Vídeo em 360º permite a você explorar o túnel Crossrail em Londres
Brasil vai produzir bicicleta com pedais assistidos
Seminário discute como as empresas podem incentivar modos de transporte sustentáveis
Movimento PaulistaAberta convoca cidadãos para audiência sobre abertura da via
Ex-prefeito de Londres defende reduções de velocidade no trânsito
Cidades são ineficientes por não priorizarem o transporte público
Galeria de fotos
Tweed Ride 2015 - São Paulo
Campanhas
Parceiro Contribuinte
Campanha Parceiro Contribuinte

Mobilize-se!
Problemas na mobilidade? Reclame aqui!

Blogs
Mobilize Europa
"Às vezes a única coisa que precisamos é de uma nova perspectiva"
Passos e Espaços
Caminhando o espaço urbano: os Walking Bus
EVENTOS
Título do Evento: JANE'S WALK BSB 3: Em busca de uma cidade para pessoas
Data: 19/09/2015
Local: Setor Comercial Norte - Brasília-DF
Resumo: No sábado (19/9) que antecede o Dia Mundial Sem Carros (22/9), o Mobilize Brasil representado pelos seus colaboradores de Brasília - Ana Paula Borba e Uirá Lourenço, vai promover um passeio guiado na Asa Norte, em Brasília.
Título do Evento: 3ª Virada da Mobilidade
Data: 19/09/2015 à 25/09/2015
Local: São Paulo - São Paulo-SP
Resumo: A Virada da Mobilidade promove a reflexão e a conscientização sobre COMO ocorrem os deslocamentos em grandes concentrações urbanas e o que PODE SER FEITO para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida nas grandes cidades.
Título do Evento: Bora de Bike
Data: 20/09/2015
Local: Detran/GO - Goiânia-GO
Resumo: Sexta edição do passeio ciclístico que marca a semana da mobilidade em Goiânia
Título do Evento: Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta - biciRio 2015
Data: 20/09/2015 à 22/09/2015
Local: Rio de Janeiro - Rio de Janeiro-RJ
Resumo: O biciRio é um fórum anual realizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro através da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade. Realizado desde 2011, o projeto tem como objetivo central promover a integração da bicicleta aos modais de transporte urbano.
Título do Evento: 1º Encontro Internacional de Direito Administrativo/ Mobilidade Urbana
Data: 21/09/2015 à 22/09/2015
Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie, Rua da Consolação 896, prédio 24 - São Paulo-SP
Resumo: Evento que tem por objetivo mapear e fomentar a discussão a respeito da articulação do trânsito, transporte, infraestrutura, distribuição de bens e mercadorias, deslocamento de pedestres e ciclistas, e meio ambiente
Título do Evento: Seminário de Mobilidade Corporativa
Data: 24/09/2015
Local: Auditório da EY: Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1830, SP - São Paulo-SP
Resumo: O Seminário de Mobilidade Corporativa - o papel das empresas na transformação das cidades será realizado no dia 24 de setembro de 2015, no Auditório da Ernst & Young (EY), à Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1830, Torre 3, 7º and., São Paulo.
Entre no site www.mobilize.org.br e participe enviando fotos e dando sua opinião!
Mobilize Brasil | CMS