29 de outubro de 2015
Editorial
Enfim, um plano de caminhabilidade

Joinville, em Santa Catarina, vai ser um dos primeiros municípios brasileiros a contar com um Plano de Caminhabilidade. A  proposta, que, integra o plano de mobilidade da cidade, é melhorar toda a infraestrutura de apoio ao pedestre, incluindo calçadas, sinalização, paisagismo e iluminação, de forma a estimular os moradores a usarem mais os pés e menos os seus veículos motorizados. 

No mesmo período, os moradores começarão também a discutir o Plano Cicloviário, que tem a meta de implantar cerca de 600 km de pistas para bicicletas, cifra ambiciosa em uma cidade com menos de 1.800 km de vias.

Explica-se: Joinville ostenta uma taxa de motorização de quase um veículo por habitante e, como resultado, mais de 34,55% das viagens diárias são feitas de carro ou moto, ao passo que apenas 23% desses deslocamentos são feitos a pé. Bicicletas quase sumiram de Joinville nos anos 1990, mas agora vão bem na cidade, mesmo com o clima muito chuvoso: elas fazem 11% dos deslocamentos diários, taxa bem acima da média brasileira.

As primeiras discussões públicas sobre ciclovias começam no dia 3 de novembro, enquanto os debates sobre caminhabilidade se iniciam nos dias 5 e 6 de novembro, tudo sob orientação de profissionais do Ippuj, a Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville, mesma instituição que coordenou o Planmob.

As informações foram comentadas pelo diretor-presidente do Ippuj, o arquiteto Vladimir Constante, durante o Conemb 2015, megaevento organizado por estudantes de Engenharias da Mobilidade da UFSC.

Na conversa - que em breve será publicada na forma de entrevista - Constante lembrou que a cidade já havia iniciado - por volta de 2005 - um ação para melhorar as calçadas da cidade, com resultados modestos. Em 2010, porém, a gestão resolveu por em prática uma legislação anterior que estabelecia a redução do imposto predial para os proprietários de imóveis cujas calçadas recebessem a "certificação" de qualidade da prefeitura. O estímulo monetário funcionou, e mais de 12 mil de obras de adequação dos passeios foram realizadas, com ganhos para toda a comunidade. Agora, com o Plano de Caminhabilidade, espera-se a multiplicação do milagre, caso raro em solo brasileiro.

Também não é comum reunir mais de mil estudantes de engenharia de todo o Brasil e cerca de 80 palestrantes em debates, aulas e oficinas sobre mobilidade durante uma semana. Havia de tudo, de  trens a navios de carga, de foguetes a triciclos, de games a carros de corrida, mas a principal novidade nesta segunda edição do Conemb foi a abordagem de sustentabilidade adotada pelo congresso. E por isso estamos aqui.

Na próxima semana, dia 5 de novembro, também estaremos com professores e estudantes de engenharia, desta vez em Itabira, Minas Gerais, para a 1ª Semana de Engenharia da Mobilidade da Unifei.

Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil

Notícias
Mobilidade também é desafio no ambiente corporativo
Por que a construção de mais vias não alivia os congestionamentos*
Medellín, na Colômbia, inaugura linha de VLT
Em Paris, 60% das viagens são feitas a pé
Recife é a primeira cidade brasileira a compartilhar carros elétricos
Ligação por trilhos Londrina a Maringá (PR) poderá ser feita por etapas
Como encaixar uma cadeira de rodas na bike
Estudante de 20 anos vence premiação de apps de mobilidade
A maior cargobike do mundo
Campanhas
Parceiro Contribuinte
Campanha Parceiro Contribuinte

Mobilize-se!
Problemas na mobilidade? Reclame aqui!

Blogs
Pé de Igualdade
O estrago causado pelo insaciável Gênio do Buraco
Estudos
Pedestre
Ao sol ou à sombra? O comportamento do pedestre segundo a insolação
EVENTOS
Título do Evento: Eventos diversos sobre tecnologia e inclusão (SP)
Data: 06/11/2015 à 09/11/2015
Local: Hotel Mercure - Espaço Immensità- Santana - SP - São Paulo-SP
Resumo: De 6 a 9, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência faz uma série de palestras, fórum e encontros sobre deficiência sob a ótica de vários temas relacionados a inclusão: tecnologia, acessibilidade, moda inclusiva, mobilidade etc.
Título do Evento: Mesa redonda: Estudos sobre a deficiência
Data: 07/11/2015
Local: Hotel Mercure, Espaço Immensitá, Av. Luiz Dumont Villares, 39 Santana - São Paulo-SP
Resumo: O "Memorial da Inclusão: os caminhos da pessoa com deficiência", órgão da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, organiza rodada de debates com o tema "Estudos sobre a Deficiência".
Entre no site www.mobilize.org.br e participe enviando fotos e dando sua opinião!
Mobilize Brasil | CMS