Agenda

NOV
07
Mesa redonda: Estudos sobre a deficiência

Data: 07 de novembro de 2015
Cidade: São Paulo-SP
Local: Hotel Mercure, Espaço Immensitá, Av. Luiz Dumont Villares, 39 Santana
Organizador: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de SP

Resumo: O "Memorial da Inclusão: os caminhos da pessoa com deficiência", órgão da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, organiza rodada de debates com o tema "Estudos sobre a Deficiência".

 

Os chamados Disability Studies são um campo de estudos interdisciplinar que ganhou projeção mundial, tendo origem no contexto anglo-saxão, em meados da década de 1960. A proposta principal desse movimento é a de que a deficiência não é simplesmente uma tragédia individual cuja “solução” estaria reservada aos quartos dos hospitais e centros de reabilitação. Ela é mais que isso, portando dimensões essencialmente sociais e políticas. 

 

Nessa perspectiva, as iniciativas nesse campo visam a situar a deficiência na perspectiva de condição da diversidade humana – como mulheres, negros, gays, indígenas e outras minorias – sem, no entanto, criar rótulos e identidades férreas.

 

No Brasil, a despeito da forte influência dos Disability Studies sobre o movimento das pessoas com deficiência, em meados dos anos 1970/80, pouca foi a penetração das discussões no âmbito acadêmico. Além disso, hoje, apesar de uma quantidade razoável de estudos que abordam a temática, o Brasil ainda não possui uma rede que articule esses pesquisadores e centros de estudo, ou estruturas acadêmicas e linhas de fomento específicas – salvo raras exceções. Como consequência, temos pouca produção bibliográfica nacional, em comparação com a produção internacional, bem como uma baixa visibilidade da mesma.

 

Nesse sentido o Memorial da Inclusão vem procurando incentivar, fomentar trabalhos, realizar debates e encontros entre especialistas e simpatizantes do tema a fim de agregar esforços para a construção de uma sociedade mais inclusiva. 

 

Seguindo esse movimento, o Memorial da Inclusão realizará, no próximo dia 7 de novembro, três mesas redondas temáticas compostas por reconhecidos especialistas nos respectivos assuntos. 

 

A mesa redonda das 16h, que tratará de mobilidade e acessibilidade, terá a participação do editor do Mobilize Brasil, jornalista Marcos de Sousa. 

 

Mais informações no site do Memorial da Inclusão.

 

Confira a programação:


Mesa 1 - Doença ou deficiência: fronteiras e novas emergências 


Dia 7/11 – 9h:30 – 11h:30

- Roberto Bíscaro

- Ana Rita de Paula

- Lívia Barbosa


Mesa 2 - Deficiência, sentidos e representação 


Dia 7/11 – 13h:00 – 15h:00

- Andrea Cavalheiro

- Eudenia Magalhães


Mesa 3 - Deficiência, Sustentabilidade e Mobilidade 


Dia 7/11 – 16h:00 – 18h:00

- Marcos de Sousa (Mobilize Brasil)

- C.G.J. Cor van Honk



Mesa redonda: Estudos sobre a deficiência

Mesa redonda: Estudos sobre a deficiência

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário