12 de maio de 2016
Editorial
Devagar, quase parando

Ciclovia Tim Maia no Rio de Janeiro: fechada para reparos | Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Enquanto os fatos políticos correm céleres em Brasília, projetos e obras de mobilidade urbana seguem devagar ou mesmo paralisados, em várias capitais do país.

O exemplo mais gritante é o de São Paulo, com duas linhas de monotrilho, estações de metrô e ramais de trens urbanos aguardando a retomada de obras. Eram projetos para a Copa de 2014, é bom lembrar.

Do Centro-Oeste, a imagem melancólica vem de Cuiabá, onde o antes festejado projeto do VLT-Veículo Leve sobre Trilhos continua com o sinal fechado por questões técnicas e jurídicas. Estruturas, trilhos e composições deterioram ao ar livre enquanto a população aguarda, atônita, os próximos capítulos da triste novela em que se transformou a obra, também concebida para a Copa de 2014.

Há ainda o recente acidente da queda de um tramo da novíssima Ciclovia Tim Maia, no Rio de Janeiro, obra repleta de simbolismos pela proximidade da Olimpíada de 2016, e agora marcada pela infeliz falha de engenharia.

Não por acaso, nesta edição destacamos o texto da arquiteta Meli Malatesta, do blog Pé de Igualdade. Em poucas linhas e fotos, Meli ensina que toda obra, seja uma calçada, ciclovia, ciclofaixa ou mesmo a instalação de um semáforo, exige projeto e orçamentos detalhados. Tudo para se encontrar a melhor solução, com o melhor (não o menor) custo.

Somente com o planejamento de longo prazo e projetos amadurecidos pela ciência e pelo tempo é que as cidades brasileiras conseguirão “fugir do inferno urbano" gerado pelo excesso de automóveis nas ruas, como escreve o pesquisador Lucas Oliveira Lima em seu artigo sobre os modelos de políticas públicas para o Brasil. Por enquanto, parece que seguimos sem destino, em um velho trem-fantasma, aqueles dos antigos parques de diversões.

Para olhar em frente, retomamos nesta semana a nossa página no Instagram, agora sob os olhares atentos de Ricky Ribeiro e Fábio Miyata, dois apaixonados por fotografia e mobilidade urbana. Curta as fotos e registre seus comentários no www.instagram.com/portalmobilize/.

PS: Hoje, 13 de Maio, é dia De Bike ao Trabalho. Participe!

Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil

Notícias
Os caminhos para sair do 'inferno urbano'
Roterdã planeja pavimentar suas ruas com plástico recolhido dos oceanos
Seja racional, vá de carona
Cidade dos Estados Unidos ganha VLT com passe livre
Em São Paulo, aumento de ciclistas lota bicicletários
Bike em ônibus é liberada em São Paulo fora do horário de pico
Mobilize-se! Cratera na calçada da Raposo Tavares em SP
Campanhas
Parceiro Contribuinte
Campanha Parceiro Contribuinte. Apoie o Mobilize!
Mobilize-se!
Problemas na mobilidade? Reclame aqui!

Blogs
Pé de Igualdade
Qual preço se paga?
Destaques
Bicicleta
Everbike: compartilhe sua bicicleta. E ganhe dinheiro
Bicicleta
Milão quer pagar motoristas que trocarem carro por bicicleta
EVENTOS
Título do Evento: Bicicultura 2016
Data: 26/05/2016 à 29/05/2016
Local: São Paulo - São Paulo-SP
Resumo: Maior encontro nacional de mobilidade por bicicleta e cicloativismo será de 26 a 29 de maio em SP. Organizado pela sociedade civil, o Bicicultura olha a bicicleta em todos suas vertentes: cultural, social, política, artística, econômica e ambiental.
Título do Evento: I Seminário Caminhos da Cidade: mobilidade urbana e saúde
Data: 16/05/2016
Local: Anfiteatro João Yunes da Faculdade de Saúde Pública da USP - São Paulo-SP
Resumo: O Departamento de Epidemiologia e o Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP promovem o "I Seminário Caminhos da Cidade: O desafio de discutir mobilidade urbana e saúde", evento gratuito e aberto ao público.
Entre no site www.mobilize.org.br e participe enviando fotos e dando sua opinião!
Mobilize Brasil | CMS