A novela do VLT de Cuiabá: juiz dá prazo de 20 dias para o acordo

Divergências sobre o preço do VLT dificultam um acordo entre governo do MT e consórcio responsável. Enquanto isso, obra segue parada

Notícias
 

Fonte: GPS Notícias  |  Autor: Karina Arruda  |  Postado em: 11 de maio de 2016

Justiça concede novo prazo para acordo sobre VLT

Justiça concede novo prazo para acordo sobre VLT

créditos: Mayke Toscano/Gcom-MT

 

O juiz da 1ª Vara Federal de Mato Grosso, Ciro José de Andrade Arapiraca, responsável pela ação civil pública sobre o contrato de obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), decidiu conceder o prazo de 20 dias para que o governo do estado e o consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande entrem em acordo sobre a retomada das obras. O contrato e a obra estão suspensos há mais de um ano.

 

O juiz considerou que, apesar das divergências entre o governo e o consórcio, ambos estão interessados em manter a discussão para chegar a um acordo. Por conta disto, manteve a suspensão do contrato e concedeu o prazo para negociação.

 

Ciro Arapiraca salientou na decisão que, após o prazo, se não forem apresentadas propostas concretas de conciliação, passará à análise das controvérsias entre as partes para assegurar a solução do caso.

 

“Não se olvide que, considerando a longa suspensão do contrato nº 037/Secopa/2012, após o decurso do prazo fixado nesta oportunidade, não sendo apresentadas propostas concretas que evidenciem o propósito cooperativo noticiado pelas partes, este Juízo passará à análise das questões controvertidas postas nestes autos, a fim de, concretamente, assegura a solução do presente litígio”, destacou o magistrado.

 

Negociação

Tanto governo como o consórcio afirmam ter interesse na retomada e conclusão das obras, mas ainda não fecharam acordo, e processo de negociação em relação ao preço da obra e a manutenção dos vagões continua, mesmo após a realização de auditoria pela empresa KPMG, entregue à Justiça em março. Até o momento, o governo do MT já pagou pelo projeto R$ 1,066 bilhão, sendo o valor total do contrato de R$ 1,447 bilhão.

 

Leia também:

Governo e consórcio voltam a discutir hoje (2) retomada do VLT de Cuiabá 

Justiça dá 10 dias para consórcio se pronunciar sobre relatórios do VLT de Cuiabá 

Estudo sobre VLT de Cuiabá (MT) será entregue hoje (28) à Justiça 

Conflito entre consórcio e Estado pode jogar VLT de Cuiabá para 2017 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário