Embora venha sendo propagandeada com uma solução “inovadora” pela prefeitura de Sorocaba, a integração da bicicleta com os modais de transporte de média e alta capacidade (ônibus, trens e metrô, por exemplo), é prática bastante comum em cidades pequenas, médias e grandes no mundo todo, graças a sua praticidade e eficiência. Na cidade paulista, bicicletários disponíveis nos terminais Vitória Régia, São Bento e Ipiranga viabilizam o uso conjugado do modal ativo com os ônibus.
Um estudo realizado pelo Instituto Aromeiazero em parceria com o BRT Sorocaba e o aplicativo Cittamobi (que oferece informações sobre itinerários e horários, por exemplo) revelou que 43,2% dos usuários do transporte coletivo em Sorocaba percorrem trajetos superiores a 7,5km. De acordo com a Concessionária BRT Sorocaba, estas condições são extremamente favoráveis para combinar m trecho mais longo utilizando o ônibus com a maior agilidade da bicicleta, no inicio ou no final do percurso.
“O transporte coletivo prioriza a visão de comunidade, que precisa e merece mais espaço, cuidado e investimento. Oferecemos um deslocamento democrático e eficiente. Acreditamos que quanto mais pessoas utilizam o BRT, mais evidente se torna o seu papel no presente e no futuro de Sorocaba”, explicou em material divulgado à imprensa o presidente do BRT Sorocaba, Renato Andere. Neste Dia Mundial Sem Carro, utilizar o BRT conjugado com a bicicleta não deixa de ser uma boa ideia.
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