Eleições fazem milagres. Silenciosamente, a prefeitura de São Paulo deu início às obras da ciclovia na avenida Braz Leme, no bairro de Santana, zona norte de São Paulo. O calçadão central da via já era amplamente utilizado para a prática esportiva e passeios pelos moradores da região e também por alguns ciclistas que, cuidadosamente, circulavam entre os pedestres.
No final de 2011 a prefeitura paulistana anunciou o projeto de implantar uma ciclovia na avenida, e a obra chegou a ser incluída entre as realizações do candidato José Serra (PSDB), como denunciou o leitor Danilo Rocha, em junho, após a publicação de matérias sobre o tema na imprensa paulistana e no próprio site da prefeitura. O projeto realmente existia, mas somente no papel.
Ciclovia do quase
Agora, no final de julho, a obra foi iniciada. São duas faixas de concreto colorido (vermelho) que serpenteiam entre as árvores e os canteiros de flores da avenida, localizada atrás do aeroporto Campo de Marte. A ciclovia começa na rua Marambaia, bairro da Casa Verde, próximo à ponte que cruza o rio Tietê, e segue até o final da av. Santos Dumont, a 300 metros da estação Santana do metrô, onde há um bicicletário.
Curiosamente, a via não chega até a estação e, na outra extremidade, também não cruza a ponte sobre o rio, o que permitiria a ligação com o Centro da cidade. Assim, a obra pode cumprir a função de estimular o ciclismo de lazer, mas não é uma obra para mobilidade urbana. Ela quase chega lá. A prefeitura de São Paulo pode perder uma excelente oportunidade de demonstrar o uso prático da bicicleta como meio de transporte.