São Paulo começa ciclovia na zona norte

A prefeitura prometia inaugurá-la em abril, mas somente iniciou as obras agora, em julho-agosto. O problema é que ela não chegará nem ao Metrô e nem ao Centro

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa / Mobilize Brasil  |  Postado em: 11 de agosto de 2012

Ciclovia na avenida Braz Leme

Av. Braz Leme: ciclovia em obras

créditos: Danilo Rocha


Eleições fazem milagres. Silenciosamente, a prefeitura de São Paulo deu início às obras da ciclovia na avenida Braz Leme, no bairro de Santana, zona norte de São Paulo. O calçadão central da via já era amplamente utilizado para a prática esportiva e passeios pelos moradores da região e também por alguns ciclistas que, cuidadosamente, circulavam entre os pedestres.


No final de 2011 a prefeitura paulistana anunciou o projeto de implantar uma ciclovia na avenida, e a obra chegou a ser incluída entre as realizações do candidato José Serra (PSDB), como denunciou o leitor Danilo Rocha, em junho, após a publicação de matérias sobre o tema na imprensa paulistana e no próprio site da prefeitura. O projeto realmente existia, mas somente no papel. 

Mapa da ciclovia Braz Leme

Ciclovia Braz Leme: sem conexões com o metrô e com o centro

créditos: Reprodução

Ciclovia do quase

Agora, no final de julho, a obra foi iniciada. São duas faixas de concreto colorido (vermelho) que serpenteiam entre as árvores e os canteiros de flores da avenida, localizada atrás do aeroporto Campo de Marte. A ciclovia começa na rua Marambaia, bairro da Casa Verde, próximo à ponte que cruza o rio Tietê, e segue até o final da av. Santos Dumont, a 300 metros da estação Santana do metrô, onde há um bicicletário. 


Curiosamente, a via não chega até a estação e, na outra extremidade, também não cruza a ponte sobre o rio, o que permitiria a ligação com o Centro da cidade. Assim, a obra pode cumprir a função de estimular o ciclismo de lazer, mas não é uma obra para mobilidade urbana. Ela quase chega lá. A prefeitura de São Paulo pode perder uma excelente oportunidade de demonstrar o uso prático da bicicleta como meio de transporte.

Comentários

Marcelo Mig - 20 de Setembro de 2012 às 12:02 Positivo 0 Negativo 0

Compactuo com o texto quando lamenta que a ciclovia poderia ligar o metrô ao outro lado da ponte. Lamento quem pensa que bicicleta é só lazer, e passa boa parte de seu tempo no trânsito quando poderia considerar a opção de pedalar ou ir de metrô.

Daniel - 19 de Setembro de 2012 às 14:59 Positivo 0 Negativo 0

Como outras pessoas aqui manifestaram, tiraram uma faixa da pista de veículos justamente onde o trânsito é caótico! Um absurdo, uma estupidez! Sou favorárel a construção de uma ciclovia no local, mas que seja feito de forma inteligente.

Bruna Borges - 13 de Setembro de 2012 às 13:15 Positivo 0 Negativo 0

Não dá para investir em lazer e ciclovias, se os moradores do bairro passam maior parte do seu tempo no transito, tentando chegar nele. Quem teve a idéia da construcao da ciclovia não merece respeito por não ter estudado o transito da região antes.

Bruna Borges - 13 de Setembro de 2012 às 13:11 Positivo 0 Negativo 0

Já era dificil sair do bairro ou chegar nele nas horas de rush e com três faixas para veiculos. Imagine agora que foi decidido tirar mais uma faixa. Stress e caos. Porque nao construir um metro? Seria muito mais util.

Bruna Borges - 13 de Setembro de 2012 às 13:09 Positivo 0 Negativo 0

Seja lá quem achou que era viável a criacão de uma ciclovia na braz leme, definitivamente não tem que cruzar a cidade para ir trabalhar, muito menos mora no bairro de santana, que conta com apenas uma saida do bairro, a av. braz leme.

Páginas:
12

Clique aqui e deixe seu comentário