As obras de expansão do metrô começam a chegar nesta sexta-feira (7), à Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa, na Zona Sul do Rio. Serão realizados serviços de readequação viária em parte do canteiro central da avenida na altura do Parque do Cantagalo. No local será construído a rampa de acesso à Estação General Osório.
Durante as obras, o retorno de veículos existente na região será interditado e o sinal para pedestres será remanejado. Parte da avenida também será temporariamente ocupada pelo canteiro de obras. O canteiro central será preparado para receber parte do tráfego da via, para que não haja redução de capacidade de fluxo de veículos, no sentido Leblon.
Segundo o governo do estado, essa primeira fase da obra se estenderá até fevereiro de 2015. Numa segunda etapa, de fevereiro a dezembro, três faixas da pista sentido Humaitá serão deslocadas para a via aberta no canteiro central.
Já na terceira etapa, prevista para o período entre dezembro de 2015 e junho de 2016, os trabalhos voltam a ser realizados sobre o canteiro central, para a construção da estrutura do acesso.
Motoristas serão orientados por operadores da CET-Rio durante o período das obras. O trabalho não vai interferir na entrada e saída das garagens dos prédios da região.
As escavações da área onde futuramente serão instaladas as novas plataformas já foram concluídas e, atualmente, ocorre a escavação do túnel que ligará a General Osório à Lagoa por dentro do Maciço do Cantagalo. Faltam aproximadamente 40 metros para terminar a escavação em rocha, chegando ao subsolo da Avenida Epitácio Pessoa.
Após a conclusão da obra, prevista para o primeiro semestre de 2016, a Estação General Osório estará apta a receber também os trens das linhas 2 (Pavuna – Botafogo) e 4 (Barra da Tijuca – Ipanema), além dos da Linha 1 (Tijuca – Ipanema) que já circulam no terminal.