Agenda

DEZ
03
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Data: 03 de dezembro de 2012
Cidade: São Paulo-SP
Local: Vários locais
Organizador: Vários organizadores

Resumo: Na próxima segunda-feira (3/12), comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Para celebrar a data, ocorrerão eventos em diversos pontos da cidade. Confira a programação, escolha sua atração e curta esta festa em homenagem a diversidade

Na próxima segunda-feira (3/12), comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Para celebrar a data, ocorrerão eventos em diversos pontos da cidade. Confira a programação, escolha sua atração e curta esta festa em homenagem a diversidade humana!

 

Leia a mensagem da deputada Mara Gabrilli sobre o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, clique aqui

 

Programação especial no Museu do Futebol

 

Dia 1º de dezembro, das 10h até as 15h30, serão realizadas no Museu do Futebol atividades lúdicas, sensoriais e bate-papo sobre acessibilidade Nas salas Grande Área e Copas do Mundo, os educadores do Museu apresentarão, das 10h30 às 12h30 e das 13h30 às 15h30, o resultado das experiências adquiridas nas três edições do projeto Deficiente Residente (deficiência visual, deficiência intelectual e deficiência auditiva) e os materiais e projetos desenvolvidos pelo PAMF (Programa de Acessibilidade do Museu do Futebol). A proposta é compartilhar com os visitantes, os mais diversos recursos como jogos e atividades que permitam o contato diferenciado do público com o acervo.

 

Durante as atividades também serão apresentados ao público os resultados alcançados na terceira edição do projeto Deficiente Residente. Este ano, os educadores investiram na imersão da comunicação em Libras, possibilitando que os visitantes explorem este universo. Na sala Números e Curiosidades, será apresentada outra atividade educativa: “Com que roupa eu vou?”. O objetivo é resgatar a memória do visitante no que diz respeito às vestimentas e comportamento de jogadores e torcedores de várias épocas expostos nas salas do Museu do Futebol. Elaborado pelos educadores e residentes com Deficiência Intelectual, a atividade possibilita a transposição de códigos visuais de épocas diferentes para melhor compreensão do acervo e uma experiência significativa do público no Museu.

SERVIÇO

Museu do Futebol
Endereço: Praça Charles Miller, s/n
Horário: 9h às 18h (bilheteria até as 17h)
Ingressos: R$ 6 (meia - entrada para estudantes, professores e idosos)
*Crianças até sete anos não pagam *Todas as quintas a entrada é gratuita
Tel.: (11) 3664-3848 
Informações: www.museudofutebol.org.br
Twitter: @_museudofutebol Facebook: www.facebook.com/museudofutebol

 

Arte Inclusiva no Parque Ibirapuera

 

Show de rock, coral, espetáculo de dança, exposições de artes visuais com audiodescrição e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), além de apresentações de artes marciais, compõem a programação que a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência estará realizando no Parque Ibirapuera no próximo sábado (01) para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência As apresentações de artistas com e sem deficiência contarão com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), para o público de surdos, e audiodescrição, para o público de cegos. Entidades e pessoas físicas podem solicitar transporte gratuito adaptado junto ao serviço Atende, da Prefeitura.

Programação 
Palco Esporte/ Marquise do Parque Ibirapuera
Instituto Olga Kos 11h00 – KARATÊ - Exibição e Prática Apresentação realizada por pessoas com deficiência intelectual 
14h00 – TAEKWONDO - Exibição e Prática Apresentação realizada por pessoas com deficiência intelectual 

Palco Cultura / Marquise do Parque Ibirapuera
11h30 - Balé de cegos Fernanda Bianchini - Apresentação e Vivência 
Apresentação de balé realizada por um corpo de 40 bailarinas com deficiência visual. 

12h30 - Coral Cênico Cidadãos Cantantes Apresentação e Vivência (27 integrantes – pessoas com e sem deficiência) 
15h00 – Dudé e Banda 
Músico há vinte anos, Dudé nasceu com má formação congênita, o que nunca foi impedimento para que buscasse seus sonhos e objetivos. 

Exposições de Artes Visuais / Marquise do Parque Ibirapuera
9h00 às 17h00 Artes: Obras do acervo do Instituto Olga Kos 
Conjunto de 12 telas feitas por alunos das oficinas realizadas pela entidade

Exposição: Samir, um mergulho para o futuro 
Samir é colaborador da Prodam há 13 anos. Portador de Síndrome de Down, começou a nadar ainda bebê, mesmo antes de começar a andar. Participa de competições desde 1989, foi medalha de ouro e prata nos 8º Jogos Internacionais, em 1991, Minneapolis, EUA, Portugal e Itália.

Demonstração de jogo de xadrez para deficientes visuais Com tabuleiro e peças adaptadas 

SERVIÇO
PARQUE DO IBIRAPUERA
Marquise Av. Pedro Álvares Cabral – Moema Portão 3 Samba da vela Inclusivo

Só vendo para CRER SAMBA DA VELA INCLUSIVO 

Encerrando a Virada Inclusiva 2012, o Samba da Vela em parceria com Casa de Cultura de Santo Amaro e seu ex-coordenador Adelino Ozores, realizarão no dia 03 de dezembro, a Roda de Samba da Inclusão para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (dia 3) e o Dia Internacional do Samba (dia 2). Um grupo de sambistas cegos dividirá a roda com a Comunidade da Vela

 

SERVIÇO
SÓ VENDO PRA CRER!
Casa de Cultura de Santo Amaro 
Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes 434 – Santo Amaro [altura do número 825 da av. João Dias]
Colaboração Voluntária: R$ 5,00 [11] 5522-8897

 

Trilha Sensorial

 

Como parte das atividades de 3ª Virada Inclusiva, o Próvisão em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, vai disponibilizar uma ‘trilha sensorial’ para pessoas com e sem deficiência. A ‘trilha sensorial’ estará no Vale Sul Shopping, das 10h às 20h, da próxima sexta-feira (30). Na trilha, os pedestres poderão participar de uma vivência e sentir as dificuldades no dia a dia de um deficiente visual, que precisa do tato e de outros sentidos, para identificar possíveis obstáculos. Monitores do Próvisão vão orientar os participantes. O objetivo da ação é proporcionar uma experiência agradável a quem tem deficiência e aos ditos ‘normais’, além de sensibilizar a sociedade a respeito da deficiência visual, bem como quanto à interação com o público com deficiência. Além da trilha sensorial, diversas atividades serão realizadas na cidade até o para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

 


Saiba mais sobre o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência 


A comemoração anual do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em 3 de Dezembro, surgiu durante a realização do Ano Internacional das Pessoas com Deficiência, em 1981. A data tem o objetivo de promover uma melhor compreensão das questões relacionadas ao assunto, com foco sobre os direitos das pessoas com deficiência e os ganhos gerados a partir da integração dessas pessoas em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural de suas comunidades. O objetivo de promover a participação plena e efetiva das pessoas com deficiência na sociedade foi determinado pelo Programa de Ação Mundial para as Pessoas Deficientes, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1982.


Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Cartaz do evento

créditos: Divulgação
  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário