Agenda

SET
11
OUT
03
São Paulo e territorialidade

Data: 11/09/2015 a 03/10/2015
Cidade: São Paulo-SP
Local: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar - SP
Organizador: CPF Sesc

Resumo: Curso do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, que inclui um passeio-deriva pelo centro, mostra como a cidade construiu seu território urbano destruindo o geográfico


O curso São Paulo e territorialidade, que o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realiza de 11 de setembro a 3 de outubro, não se propõe a recontar a já bastante conhecida história de São Paulo – a transformação do pequeno povoado de onde partiam os Bandeirantes em uma das maiores metrópoles do mundo - , mas sim, mostrar, por meio de mapas e iconografia,  como se deu este crescimento e o grande impacto no território proporcionado pela cidade que “nunca para”, propondo uma observação de como a cidade construiu seu território urbano, destruindo o geográfico.

 

Ministrado por Jorge Bassani, Mestre e Doutor em Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP), o curso tem como ponto de partida, a região do Rio Tamanduateí próxima ao Centro, a Várzea do Carmo, hoje Parque Dom Pedro II, cuja história é uma síntese do modelo de crescimento da cidade: várzea natural do rio; depois drenada para uso do solo urbano; depois parque aprazível para a classe trabalhadora instalada no Pari, Brás e Mooca; depois terminal de ônibus vindos da já imensa Zona Leste; depois terra arrasada ou subsolo de viadutos e vias expressas. Tudo isso num prazo de pouco mais de 100 anos!  É o laboratório dos grandes equívocos urbanísticos do século 20.

 

A partir das várias camadas que compõe o parque são desenvolvidas três questões específicas da territorialidade paulistana: 1. Os rios da cidade, a grande quantidade e seu “apagamento”. 2. As infraestruturas de circulação e a cidade de crescimento ilimitado. 3. A vida em São Paulo, cidadania e espaços públicos.

 

O curso está organizado em quatros encontros com temas específicos que vão interagindo uns com os outros formando um painel dinâmico e interdisciplinar de estudo da cidade, que termina com um passeio-deriva pelo Centro da cidade:

 

1. De Várzea do Carmo a Pque Dom Pedro II, o sítio natural, a história e as camadas urbanas.

2. Os rios da cidade, São Paulo tem grande densidade e capilaridade hídrica, o modelo urbanístico adotado em sucessivas ações apagou essa rede do mapa da cidade.

3. As infraestruturas de mobilidade, dos bondes ao automóvel a o retorno dos trilhos. Toda esta história tem como ponto nevrálgico a Várzea do Carmo.

4. Viver na cidade. Uma discussão sobre os espaços públicos em São Paulo, tendo como referência morfológica, funcional e simbólica os estágios da ocupação da Várzea, tanto no processo construído quanto nos projetos criados para o Parque D. Pedro.

5. Deriva pelo Centro da cidade até o Mercado Municipal no Parque D. Pedro.

 

Sobre o CPF Sesc

O Centro de Pesquisa e Formação é uma unidade do Sesc São Paulo cuja proposta é constituir um espaço articulado entre produção de conhecimento, formação e difusão nas áreas da Educação, Cultura, Arte, Gestão e Mediação, por meio de cursos, palestras, encontros, nacionais e internacionais, bem como estudos, pesquisas e publicações.

 

Implantada em agosto de 2012, a unidade amplia o compromisso do Sesc em São Paulo no campo da cultura, compreendendo a educação como uma ação permanente. É composto por três núcleos: o Núcleo de Pesquisas se dedica à produção de bases de dados, diagnósticos e estudos em torno das ações culturais e dos públicos. O Núcleo de Formação promove encontros, palestras, oficinas e cursos. O Núcleo de Publicações e Difusão se volta para o lançamento de trabalhos nacionais e internacionais que ofereçam subsídios à formação de gestores e pesquisadores.

 

São Paulo e territorialidade

Jorge Bassani, graduação, mestrado e doutorado em arquitetura e urbanismo, é professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

 

Serviço:

De 11 de setembro a 3 de outubro de 2015. Sextas, das 19h30 às 21h30;

No dia 3/10, sábado, haverá uma visita à Várzea do Carmo.

Recomendação etária: 16 anos. Número de vagas: 30.

Preços: 60,00 (inteira); 30,00 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública); 18,00 (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes).

Inscrições a partir do dia 26 de agosto pelo site ou nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo.

 

Centro de Pesquisa e Formação – CPF Sesc

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.

Tel: 3254-5600 

Site: http://sescsp.org.br/cpf


São Paulo e territorialidade

São Paulo e territorialidade

créditos: Jorge Bassani
  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário