Agenda

NOV
07
Palestra "Táticas urbanas e apropriação do espaço público"

Data: 07 de novembro de 2016
Cidade: São Paulo-SP
Local: Escola Britânica de Artes Criativas (R Mourato Coelho, 1404, Pinheiros
Organizador: Round N Around

Resumo: Especialistas da Holanda e Brasil reúnem-se em 7/11 (2ª f) para debater "Táticas urbanas e apropriação do espaço público". Palestra integra o Round N Around, projeto de pesquisa colaborativa voltada a desenvolver a cultura ciclista das cidades


Especialistas da Holanda e do Brasil debatem “Táticas urbanas e apropriação do espaço público”

Palestra integra a programação do Round N Around, que busca explorar o uso de tecnologias digitais, dados urbanos e da internet das coisas para a promoção de bens coletivos


Especialistas da Holanda e do Brasil estarão reunidos no dia 7 de novembro, segunda-feira, para debater “Táticas urbanas e apropriação do espaço público”. Os palestrantes vão explorar oportunidades para a organização dos cidadãos em torno de questões urbanas para reivindicar seus direitos à cidade. Na primeira sessão, os especialistas irão fornecer uma ampla gama de casos de ativação social por meio de redes sociais. A segunda sessão será focada no uso da bicicleta.

 

Entre os palestrantes da primeira sessão está Martijn de Waal, pesquisador de Mídias Urbanas e Poder da Cidadania na Amsterdam University of Applied Sciences e autor do livro “The City as Interface”. Também participa o designer e candidato a PhD em Density Design em Milão Gabriele Colombo. A mesa, que terá mediação de Floor van Spaendonck, diretora da programação de Arquitetura, Design e Cultura Digital no Het Nieuwe Instituut, ainda contará com Andre Leme Fleury (doutor em Engenharia Industrial pela Universidade de São Paulo e University of Cambridge) e Ricardo Correa (mestre em Planejamento Urbano e Regional pela FAU/USP e sócio-fundador da TcUrbes, única Empresa B certificada de planejamento urbano no Brasil).

 

Na segunda parte, o consultor em mudança de comportamento Maarten Woolthuis falará sobre programas que integram a bicicleta ao trabalho por meio de um jogo de ciclismo, o Toury. A arquiteta Leticia Lindenberg Lemos falará sobre seu trabalho como pesquisadora do LabCidade na FAU/USP e diretora de Pesquisa da Ciclocidade. Completam a sessão o consultor de mobilidade Albert Pellegrini e Natália Garcia, que em 2011 criou o Cidades para Pessoas. A mediação será feita por Gisela Domschke, curadora, produtora cultural e co-fundadora do Labmovel.

 

O evento é gratuito e aberto ao público; é necessário fazer inscrição prévia no link http://bit.ly/2eQ5bQe. A palestra acontece na Escola Britânica de Artes Criativas (Ebac), na Rua Mourato Coelho, 1404.


Round N Around

A palestra integra a programação do Round N Around, projeto de pesquisa colaborativa que tem por objetivo explorar o uso de tecnologias digitais, de dados urbanos e da internet das coisas para a promoção de bens coletivos, com foco no fortalecimento da cultura ciclista das cidades.

 

O projeto é uma colaboração entre o Inovalab da Universidade de São Paulo e o Citizen Data Lab da Amsterdam University of Applied Sciences. A organização é uma parceria do Het Nieuwe Instituut e da Dom Produção, com o apoio de comunidades de ciclistas locais, da Ebac e da SP Tech Week.

 

O Round N Around é desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2016. Na primeira etapa, foi feito um mapeamento da cultura ciclista de São Paulo, além do sugestões de como melhorar a experiência do ciclista. A segunda parte acontece de 7 a 10 de novembro e inclui palestras abertas ao público e o Design Lab.


Round N Around Design Lab

O workshop Round N Around Design Lab acontece de 7 a 10 de novembro e busca explorar de forma colaborativa o uso de dados urbanos e mídias sociais para a promoção do uso da bicicleta em São Paulo. Foram selecionadas 23 pessoas, que pensarão coletivamente em soluções para tornar São Paulo uma cidade mais ciclável.

 

Os resultados do trabalho serão apresentados na noite do dia 10 de novembro em evento aberto ao público na Sala Crisantempo; é necessário fazer inscrição prévia no link http://bit.ly/2ebJjMZ.


Serviço

Palestra “Táticas urbanas e apropriação do espaço público”
7 de novembro
14h às 18h
Escola Britânica de Artes Criativas (Rua Mourato Coelho, 1404, Pinheiros)
Inscrições gratuitas >> http://bit.ly/2eQ5bQe
Evento no Facebook >> http://bit.ly/2faRTxT

Apresentação final dos resultados do Round N Around Design Lab
10 de novembro
19h às 21h
Sala Crisantempo (Rua Fidalga, 521, Vila Madalena)
Inscrições gratuitas >> http://bit.ly/2ebJjMZ
Evento no Facebook >> http://bit.ly/2fCuVmt

 

Para saber mais sobre o Round N Around, clique aqui.


Palestra "Táticas urbanas e apropriação do espaço público"

Palestra "Táticas urbanas e apropriação do espaço público"

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário