31 de outubro de 2014
Editorial
O seu carro suja a água que você bebe

 photo image002_zps322a6ca6.jpg

Robson Ventura/FolhaPress
 
Nesta semana, vamos tentar não falar de bicicletas. O professor Alexandre Delijaicov (ciclista convicto, ops!) é o autor da proposta para o Anel Hidroviário de São Paulo, ideia que busca substituir parte do transporte de cargas e de passageiros - hoje feita por carros, caminhões e ônibus - por barcaças elétricas que trafegariam pelos rios Tietê, Pinheiros, Tamanduateí e pelas represas localizadas ao sul da capital paulista.
 
O projeto pretende que esse tráfego pela "hidrovia" paulistana seja iniciado desde já, apesar das águas poluídas que correm pelos canais desses rios. O tráfego de embarcações - defende Delijaicov - propiciaria alguma aeração pela movimentação das águas e chamaria atenção da comunidade para esses mananciais tão maltratados ao longo do século 20.
 
Em algumas entrevistas, o arquiteto e urbanista lembra que boa parte da poluição que matou os rios nasce nos motores, freios, pneus e escapamentos dos veículos motorizados. Esse material particulado formado de metais pesados, resíduos de óleos, borrachas, plásticos e amiantos fica sobre o pavimento até ser lavado para o riacho mais próximo e dali para os rios da cidade. É um caldo escuro, pegajoso, visível nos primeiros minutos de chuva, que se junta aos resíduos mais variados e cai nos rios, em todas as cidades brasileiras. Nas últimas semanas, enquanto as torneiras secavam em várias localidades do Sudeste, a imprensa publicava fotos dos reservatórios vazios, em alguns casos repletos de pneus, restos de motores e carcaças de veículos que jaziam sob as águas.
 
A crise da água indica a necessidade urgente de cuidar de qualquer fio de água que exista ao lado de nossas casas, ou sob o asfalto, em uma tubulação. Um boa aposta seria afastar as pistas de tráfego dos rios - reduzir ou eliminar as avenidas marginais - e cuidar das águas, tal como a prefeitura de Seul, na Coreia, fez com o rio Cheonggyecheon, hoje transformado em um balneário urbano. Podemos começar essa mudança agora, mas os resultados virão somente a médio e longo prazo, coisa de dez, vinte anos.
 

 photo image004_zpse34875d0.jpg

 
Como medida de emergência, evite lavar o carro e se puder não o use. Experimente o transporte público e prefira os modos movidos a eletricidade. Ou, então, vá a pé ou de bicicleta (ops!)
 
Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil
Notícias
Curitiba vai testar ônibus híbrido elétrico articulado na Linha Verde
Cidade holandesa constrói ciclovia que produz energia
Ponte da Casa Verde, a primeira adaptada a pedestres e ciclistas
Ciclovia (sem data para começar) vai ligar centro e zona leste de SP
Aprenda a fazer a manutenção e pequenos reparos na sua bike
A partir de 1º de novembro, multa maior para quem fizer racha ou ultrapassagem perigosa
Campanha
Participe
Sinalização para pessoas: pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo

Blogs
Direito de Ir e Vir
Acessibilidade é um direito e um dever
Galeria de Fotos
Galeria de Fotos
Pedestres e bikes na ponte da Casa Verde em São Paulo
Destaques
Bicicleta
Rua não é lugar de bicicleta?
Pedestres
Falta de segurança preocupa pedestres em Florianópolis
Bicicletas
Como Amsterdã escolheu as bicicletas
EVENTOS
Título do Evento: Concurso 3 Estações
Data: 04/11/2014 à 12/11/2014
Local: São Paulo - São Paulo-SP
Resumo: Concurso de ideias para projetos de acessibilidade e mobilidade em três estações de trens metropolitanos na zona sul da capital paulista. Mobilize apoia este concurso promovido por USP Cidades/Embarq/WRI
Título do Evento: Debate: As cidades ficam prontas?
Data: 01/11/2014
Local: Centro de Artes da Maré - Rio de Janeiro-RJ
Resumo: Evento no Rio, no dia 1/11, integra o projeto Travessias, e terá como tema a mobilidade urbana
Título do Evento: SEMUR2014 - VIII Semana de Urbanismo
Data: 03/11/2014 à 06/11/2014
Local: Teatro UNEB - Campus I. R. Silveira Martins, 2555 - Salvador BA - Salvador-BA
Resumo: De 3 a 6 de novembro, o curso de Urbanismo da UNEB realizará em Salvador a SEMUR2014 - VIII Semana de Urbanismo. O tema central será "Cidades no Futuro" e debaterá sustentabilidade urbana em suas diversas facetas.
Entre no site www.mobilize.org.br e participe enviando fotos e dando sua opinião!
Mobilize Brasil | CMS