Agenda

NOV
03
NOV
06
SEMUR2014 - VIII Semana de Urbanismo

Data: 03 a 06 de novembro de 2014
Cidade: Salvador-BA
Local: Teatro UNEB - Campus I. R. Silveira Martins, 2555 - Salvador BA
Organizador: Urbanismo da Universidade do Estado da Bahia

Resumo: De 3 a 6 de novembro, o curso de Urbanismo da UNEB realizará em Salvador a SEMUR2014 - VIII Semana de Urbanismo. O tema central será "Cidades no Futuro" e debaterá sustentabilidade urbana em suas diversas facetas.


Evento é realizado em comemoração ao 8 de novembro, Dia Mundial do Urbanismo

Nos dias 3, 4, 5 e 6 de novembro, o curso de Urbanismo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) realizará em Salvador a SEMUR2014 - VIII Semana de Urbanismo. Este ano, o evento tem como tema central “Cidades no Futuro” e debaterá sustentabilidade urbana em suas diversas facetas.

Temas mais específicos como ‘Sustentabilidade, cidade e espaço público’; ‘Mobilidade sustentável’; e ‘Protagonismo social e cidades sustentáveis’ fazem parte da pauta de discussões da SEMUR2014, que acontece no Teatro da UNEB, localizado no bairro do Cabula.

"A realização de um evento como a SEMUR é uma oportunidade de discutirmos a realidade das cidades brasileiras e em particular de Salvador e a partir destas discussões termos ideias e propostas que levem à melhoria de nossa realidade urbana”, declarou o professor André Santos, que faz parte da Comissão Organizadora juntamente com os professores Juan Moreno e Clélia Dantas.

A Conferência de Abertura ficará por conta do professor Henri Acselrad, doutor em Planejamento, Economia Pública e Organização do Território pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fazem parte da programação, palestras do Vereador de São Paulo e professor da FAU-USP Nabil Bonduki; do professor e consultor Emilio Merino e José Antônio Saja (UFBA); do Presidente do Instituto Mobilidade Verde Lincoln Paiva; do diretor do Instituto Abaporu de Educação e Cultura Walter Takemoto; da Promotora de Justiça de Habitação e Urbanismo Dra Hortência Gomes Pinho; da Vereadora e Ouvidora da Câmara Municipal de Salvador Aladilce Souza; do Presidente da Federação das Associações de Moradores do Estado da Bahia (FAMEB) Ramiro Cora; e da Maria Del Carmen Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa da Bahia; dentre outros.

Segundo o professor André Santos, a ideia de realizar a SEMUR foi inspirada no histórico evento homônimo realizado em Salvador em 1935, que foi “um marco nas discussões e propostas de soluções para os problemas urbanos da capital baiana”. De acordo com o acadêmico, a cidade, que sofreu intenso aumento populacional entre 1960 e 2000, tem um nível de sustentabilidade muito aquém de outras cidades do Brasil.

“Discutir Salvador na perspectiva sustentável é fundamental para mudar esta tendência que a cidade tem tomado na história. Reverter a precariedade do nosso espaço urbano pode refletir fortemente na qualidade de vida da população”, completou professor André.

O público-alvo da VIII Semana de Urbanismo é formado por estudantes de urbanismo, de arquitetura e de outras áreas que tenham interesse nos estudos da cidade, profissionais, representantes de ONGs, movimentos sociais e sociedade civil que atuem nas questões urbanas.

É necessário realizar inscrição prévia, que deverá ser feita por meio do site oficial www.semanadeurbanismo.uneb.br até o dia 3 de novembro, primeiro dia do evento. A inscrição deverá ser confirmada no credenciamento mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados a instituições de caridade a serem definidas. O prazo para submissão de trabalhos é 15 de outubro. Ao final da SEMUR, os participantes receberão certificados que contabilizam 16 horas de atividades, além de 4 horas de oficinas, cujas temáticas ainda estão em fase de definição.

A SEMUR2014 é realizada pela UNEB através do Centro Acadêmico de Urbanismo (CAURB) e Colegiado do Curso de Urbanismo, com apoio da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), do Sindicato dos Engenheiros (SENGE-Bahia) e da Câmara Municipal de Salvador.

Visite o site oficial da SEMUR para conferir a programação completa. http://www.semanadeurbanismo.uneb.br

Curta a página da SEMUR no Facebook https://www.facebook.com/semurba

SEMUR2014 - VIII Semana de Urbanismo
Local: Teatro da UNEB – Campus I. Rua Silveira Martins, 2555, Cabula - Salvador, Bahia
Data: 3, 4, 5 e 6 de novembro de 2014

Contato:
semanadeurbanismo@uneb.br
(71) 3117-2270 (Colegiado do Curso de Urbanismo)
(71) 8894-5334 (Prof. MSc. André Santos – Coordenador da Comissão Organizadora)


SEMUR2014 - VIII Semana de Urbanismo

SEMUR 2014

créditos: Universidade do Estado da Bahia
  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário