Ciclovia (sem data para começar) vai ligar centro e zona leste de SP

Sem traçado definido, nova faixa para bicicletas será feita em parceria com Metrô. Terá entre 6 e 8 km e passará pela Radial Leste, seguindo o eixo do BRT

Notícias
 

Fonte: O Estado de S. Paulo / Mobilize (edição)  |  Autor: Caio do Valle  |  Postado em: 29 de outubro de 2014

Ciclovia no Tatuapé, zona leste de São Paulo

Ciclovia no Tatuapé, zona leste de São Paulo

créditos: Luiz Guadagnoli / Secom

 

O novo trecho cicloviário, ainda sem projeto definido, vai ligar o Parque Dom Pedro, na região central, à estação Tatuapé da linha 3-Vermelha do Metrô, na zona leste, passando por trecho da Radial Leste. Nesse ponto, a via irá se conectar à ciclovia já existente em direção à estação Corinthians-Itaquera (linha 3-Vermelha). 

 

A proposta anunciada ontem (28) pelo secretário dos Transportes, Jilmar Tatto, não é nova e responde a uma reiterada demanda dos ciclistas da região, tendo sido inclusive aventada pela direção do Metrô em 2012. Agora, a intenção da Prefeitura, com coordenação da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), é fazer a obra em parceria com o Metrô. "Possivelmente, o Metrô vai liberar uma área para fazer a ciclovia", defende Tatto. 

 

Apesar de a rota exata não estar ainda definida, o que se sabe é que a faixa exclusiva para bikes vai se conectar à malha ciclística do Centro, nas proximidades da Praça João Mendes e pode passar inclusive por ruas importantes como a 25 de Março. 

 

A cicloativista Aline Cavalcante (oGangorra, Bike é Legal, Vá de Bike) argumenta que a extensão da ciclovia ao centro "é urgente". "Extendê-la atrairá muita gente, principalmente trabalhadores da zona leste que param no trem para seguir até o centro".  

 

Ontem (28), com a inauguração da ciclovia na Av. Presidente Altino (zona oeste), entre a av. Jaguaré e a divisa com Osasco, a Prefeitura completa 103,6 km de vias para bicicletas implantadas neste ano.  

 

Leia também:

Ponte da Casa Verde, a primeira adaptada a pedestres e ciclistas

Calçadas, ciclovias, trilhos e hidrovias: um futuro possível para São Paulo

Como será a São Paulo do futuro? 

Abaixo-assinado por ciclovia na Paulista tem apoio de 6 mil


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário