Concurso Click Mobilidade

1º Concurso de Fotografias do Mobilize Brasil O que é Mobilidade Urbana Sustentável? Não responda, fotografe! E mande suas fotos até 15 de setembro de 2015

Regulamento

Para marcar a Semana de Mobilidade Urbana, o portal Mobilize Brasil promove um concurso de fotografias sobre o tema. O objetivo é estimular a reflexão sobre os problemas urbanos contemporâneos e apontar a necessidade de mudar os padrões de mobilidade urbana, com menos ênfase ao transporte motorizado. As fotos podem mostrar problemas no transporte urbano, soluções inteligentes já adotadas em cidades brasileiras, curiosidades, ou simplesmente belas imagens que tenham a mobilidade urbana como tema central. Para participar, você pode fotografar com qualquer câmera, celular ou tablet, mas precisa postar a imagem no aplicativo Instagram com a hashtag #clickmobilidade. Ao publicar no Instagram, escreva um pequeno texto que explique ou comente o assunto fotografado, e indique o local e data da foto. Os três melhores trabalhos e os 15 finalistas serão escolhidos por uma comissão julgadora e, ao final, serão divulgados em uma exposição virtual no portal Mobilize Brasil. O trabalho vencedor do voto popular, categoria "Mais Curtidas" também será incluído na exposição.



Temas válidos

- Problemas de mobilidade nas cidades; - Novos projetos e obras de corredores de ônibus, veículos leves sobre trilhos, metrôs, trens urbanos, ciclovias e ciclofaixas, teleféricos, elevadores, sistemas de barcas e calçadas com plena acessibilidade; - Estações de transportes urbanos, de barcas a metrôs, mostrando a qualidade desses equipamentos, especialmente quando há integração entre modais; - Pessoas (adultos, crianças, jovens e idosos) que usam sistemas ativos de mobilidade, como as bicicletas, skates, patins, caminhada ou corrida.



Inscrições

Para se inscrever o candidato deverá postar uma foto no Instagram com a hashtag #clickmobilidade. Todas as fotos postadas com a hashtag #clickmobilidade serão automaticamente direcionadas à página www.mobilize.org.br/concursos/click-mobilidade. Cada candidato poderá inscrever até cinco fotos. Todas as fotos postadas devem ser baseadas no tema “Mobilidade Urbana Sustentável”. As fotos devem ser acompanhadas de um texto breve, que explique o local, data e contexto observado pelo fotógrafo. As fotos inscritas devem ser de autoria dos participantes e serem inéditas, ou seja, não podem ter sido publicadas anteriormente em veículos impressos, sites e redes sociais. Eventuais contestações de autoria serão avaliadas pelo júri do concurso e poderão levar à desclassificação do participante. Nesses casos, o portal Mobilize Brasil não se responsabilizará por prejuízos que se gerem a terceiros, devendo os participantes assumirem a responsabilidade sobre a autoria das fotos. Participantes com menos de 18 anos deverão ter autorização dos responsáveis legais para publicar seus trabalhos. As autorizações deverão ser enviadas para o e-mail mobilize@mobilize.org.br na mesma data da inscrição. As fotografias devem ser postadas até às 24 horas (meia-noite) do dia 15 de setembro de 2015. Serão considerados inscritos todos os candidatos que usarem a hashtag #clikmobilidade em fotografias postadas no aplicativo Instagram. A organização do concurso poderá vetar e eliminar inscrições de trabalhos que sejam considerados inadequados para o certame. Não serão aceitas inscrições de colaboradores do Mobilize Brasil, incluindo os titulares dos blogs, editores, redatores, direção do portal e demais membros da equipe.



Julgamento

O julgamento será realizado de 16 a 21 de setembro de 2015. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão formada pelo corpo editorial do Mobilize Brasil (Ricky Ribeiro, Fábio Miyata, Regina Rocha, Caroline Pires Eduardo Dias, Yuriê César, Marcos de Sousa e Cristina Ribeiro), com apoio e consultoria do arquiteto e fotógrafo Lauro Rocha. As decisões dessa comissão são definitivas, não podendo os inscritos recorrer judicial ou extrajudicialmente. Serão premiados três trabalhos (1º, 2º e 3º prêmios) pelo júri. Eventualmente o júri poderá conceder menções honrosas além das três distinções principais Os nomes dos vencedores serão divulgados dia 24 de setembro de 2015 por meio da Newsletter do Mobilize Brasil, na página principal do portal Mobilize Brasil e respectivas páginas do Facebook, Twitter e Instagram. Haverá também uma votação pública, realizada por meio do app Instagram. A fotografia que obtiver o maior número de curtidas será consideradas vencedora na categoria "Mais Curtidas".



Premiação

fotos vencedoras, as 15 finalistas e a vencedora da categoria "Mais Curtidas" serão publicadas em uma exposição virtual na página www.mobilizebrasil.org.br/concursos/click-mobilidade/ do portal Mobilize Brasil e os nomes dos vencedores serão divulgados em reportagens do portal e nas redes sociais. Os trabalhos vencedores, os 15 (quinze) finalistas e o vencedor da categoria "Mais Curtidas" receberão certificados impressos do portal Mobilize Brasil.



Direitos autorais das imagens

Os inscritos autorizam automaticamente a utilização de seu nome e a reprodução de seu trabalho na divulgação do prêmio, sem ônus para o organizador. Ao inscrever-se no concurso o candidato concorda automaticamente com a publicação de seu(s) trabalho(s) na exposição virtual, bem como nas páginas do portal Mobilize Brasil e respectivos canais nas redes sociais: facebook, twitter e instagram. A inscrição no concurso implica a aceitação dos termos deste regulamento.