Evite comprar bikes roubadas

Secretaria da Segurança de São Paulo lança site com registro de bicicletas roubadas ou apreendidas

Notícias
 

Fonte: Imprensa SSP/SP  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 27 de janeiro de 2017

Número de registro de bicicleta, sob o eixo da cor

Número de registro de bicicleta, sob o eixo da corôa

créditos: Revista Bicicleta


A Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo acaba de lançar um site específico para verificação do número de série do quadro das bicicletas como forma de evitar a comercialização de bikes roubadas. Em agosto passado a Secretaria determinou que o número de série do quadro das bicicletas seja inserido nos boletins de ocorrência de roubo e furto. E, a  partir da medida, a Polícia Civil fez um levantamento dos BOs registrados nos últimos cinco anos que contêm esses números e os lançou no novo sistema de busca, formando assim um banco de dados, que pode ser consultado por cidadãos e por policiais na rua.

 

Assim, basta lançar o número de série no site www.ssp.sp.gov.br/consultabicicleta e verificar se a bicicicleta está "impedida" ou se foi "apreendida" pela polícia. Com o uso de tablets, as equipes da polícia civil e militar podem rapidamente verificar a origem de uma bicicleta e devolvê-la ao dono

 

Na noite do dia 19, a polícia militar recuperou a bicicleta furtada há mais de dois anos na cidade de Paraguaçu Paulista, interior de São Paulo. Uma equipe da 2ª Companhia do 32º BPM/I fazia patrulhamento visando o combate ao tráfico de drogas quando parou um estudante, de 14 anos, em uma bicicleta modelo Caloi 100, de cor prata e 21 marchas. Após pesquisa, os PMs descobriram que havia um registro de furto da bike, ocorrido em setembro de 2014 na mesma cidade.

 

Segundo o capitão Xavier, essa foi a primeira ocorrência da área do 32º Batalhão de recuperação de bicicleta após consulta do número de série via tablet da PM. O 32º BPM/I é sediado em Assis, mas abrange 13 municípios.

 

A Secretaria ressalta a importância de o cidadão ter os dados anotados e armazenados em casa para informá-los à polícia, caso aconteça algum roubo ou furto. “Quando for registrar o BO, esses dados ficarão disponíveis, diuturnamente, aos quase 90 mil policiais militares do Estado, que, numa abordagem de rotina, poderão achar uma bicicleta furtada, por exemplo. Estamos fazendo até uma campanha para mostrar esses resultados à população”, disse Xavier.


Para saber mais acesse o site consulta bicicleta


Leia também:
No RJ, passa a valer lei que especifica roubo de bicicleta como crime 
Estudantes inventam bike que avisa a polícia em caso de acidente
Conheça a Yerka Bike: a primeira bicicleta 'à prova de roubo' 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Marquim - 31 de Março de 2019 às 12:53 Positivo 0 Negativo 1

Ver se a baik não é roubada

Clique aqui e deixe seu comentário