Transporte aquaviário na Barra (RJ) ganha força

Antes mesmo do projeto da prefeitura do Rio, nova rota de balsas até o deque do metrô aumentou o número de barqueiros e de passageiros

Notícias
 

Fonte: O Globo  |  Autor: Lucas Altino  |  Postado em: 23 de março de 2017

Com a chegada do metrô, balsas aumentam nº de usuá

Com a chegada do metrô, balsas aumentam nº de usuários no RJ

créditos: Ecobalsas Rio/Divulgação

 

No ano passado, moradores da Barra celebraram a inauguração do metrô, uma nova, e por muito tempo esperada, opção de mobilidade. Com ele, um serviço já existente na região ganhou mais usuários e se transformou numa alternativa de ligação à estação Jardim Oceânico: o de balsas. 

 

Enquanto a prefeitura anuncia que pretende criar um sistema de transporte aquaviário nas lagoas, o fluxo de barcos pelo Canal de Marapendi e pela Lagoa da Tijuca já vem aumentando, segundo os próprios usuários, por causa da crescente demanda, originada pela vontade de fugir do trânsito pesado. Das ilhas aos condomínios na Avenida Lucio Costa, muitos novos passageiros estão navegando por essas águas.

 

Diversos residenciais da Praia da Barra que têm saída para o Canal de Marapendi resolveram apostar nessa alternativa, criando uma nova rota. Muitos fizeram contratos experimentais, após serem procurados por barqueiros ou empresas do ramo. Barramares, Barra Wonderful, Ocean Front, Santa Helena, Aldeia do Mar e alguns edifícios da ABM por exemplo, estão usando o serviço oferecido pela Eco Balsas, cuja barca sai de hora em hora, das 7h35m até 19h35m, com intervalo entre meio-dia e 16h, indo até o metrô. 

 

A procura por barco-táxi (quando o passageiro liga e agenda um horário para ser pego) também aumentou entre moradores de condomínios.

 

Os barcos fazem o desembarque no deque construído junto à estação Jardim Oceânico, bem em frente à entrada do metrô. O trajeto entre os condomínios que já adotaram as balsas e o local dura de dez a 15 minutos de balsa. No barco-táxi, é um pouco mais rápido. Entre as vantagens destacadas pelos passageiros estão a praticidade, a economia de tempo e o passeio em clima bucólico.

 

Confira a reportagem completa na página do jornal O Globo.

 

Leia também:

Governo do Rio autoriza aumento do metrô para R$ 4,30 

Sistema de transportes no RJ: só vai funcionar bem se tiver integração 

Os bondes, barcas e trens que fizeram o Rio de Janeiro

Projeto sugere integração balsa-metrô no Rio 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário