Na China, trem sem condutor circula por ruas em vez de trilhos

Mistura de trem, ônibus e trólebus será testado em breve e deve passar a operar no ano que vem na cidade chinesa de Zhuzhou

Notícias
 

Fonte: Olhar Digital  |  Autor: Lucas Carvalho  |  Postado em: 06 de junho de 2017

Novo veículo, sem condutor e fora dos trilhos, só

Novo veículo, sem condutor e fora dos trilhos, só na China..

créditos: Reprodução

 

A empresa chinesa CRRC apresentou nesta semana o projeto de um novo meio de transporte público que mistura elementos de trem, ônibus e trólebus. A companhia o chama de "ônibus inteligente" (smart bus) e ele deve começar a ser testado em breve.

 

O protótipo apresentado tem três vagões e, segundo a fabricante, não precisa de condutor e nem de trilhos: como se fosse um ônibus, ele se movimenta pelo asfalto, mas sempre percorrendo uma rota pré-programada, igual a um trólebus.

 

Graças de uma série de sensores, o "smart bus" chinês consegue se locomover apenas seguindo uma linha pontilhada branca pintada no asfalto. "É como um trilho virtual para um ônibus", disse Feng Jianghua, engenheiro-chefe da CRRC, durante o anúncio do projeto.

 

O veículo tem 30 metros de comprimento e capacidade para até 300 passageiros. Mais vagões podem ser adicionados ou removidos, se necessário. O apelo da CRRC é o custo-benefício do novo meio de transporte, que pode sair por cerca de 50 vezes menos do que trens comuns.

 

Uma linha de teste com 6,5 km vai começar a operar no ano que vem na cidade de Zhuzhou, na província de Hunan, na China.

 

Leia também:

Shangai tem 588 km de metrô e vai ter mais de 1.000 km até 2025

Metrô de Hangzhou com imagens de desenho animado

Chineses querem concessão de empresa pública para ampliar ...


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário