Projeto que limita implantação de ciclovias será votado em Porto Alegre

Será votado hoje (12) projeto de vereador que quer que pista de rolamento e área de estacionamento das vias não sejam diminuídas para instalação de ciclovias

Notícias
 

Fonte: Jornal do Comércio  |  Autor: Suzy Scarton  |  Postado em: 12 de julho de 2017

Ciclovia na rua José do Patrocínio, Bairro Cidade

Ciclovia na rua José do Patrocínio, Bairro Cidade Baixa

créditos: Vanessa Silva/PMPA

Um projeto de lei que será votado hoje na Câmara de Vereadores de Porto Alegre preocupa ativistas e usuários de bicicletas da capital. Isso porque a proposta, de autoria do vereador João Carlos Nedel (PP), propõe alterações ao Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) ao sugerir que a pista de rolamento e a área de estacionamento das vias não seja diminuída em virtude da instalação de ciclovias. 

O projeto foi elaborado pelo vereador em 2014. "Não quis votar para ver como seria o andamento das ciclovias. Pelo que estamos vendo, muitas foram feitas sem planejamento", argumenta Nedel, citando a da rua José do Patrocínio, por exemplo, que reduziu a pista destinada a veículos. Para o vereador, a alternativa é alargar as vias, aos moldes do que vem sendo feito na avenida Goethe. "Ou então, se não puder ser alargada e a calçada adequada, que seja feita na calçada", sugere.

O vereador diz que não é contrário às ciclovias (sic) e que tampouco quer acabar com as já existentes, mas que deseja evitar que novas sejam malfeitas. "Trabalhamos pelo bem comum. Temos 1 milhão de veículos circulando diariamente, e mil bicicletas, é um problema seríssimo", explica. Nedel cita, como exemplo, uma ação judicial contra a prefeitura por parte de empresários da rua José de Alencar, que se sentiram lesados e que pedem a retirada da ciclovia, além de uma indenização de R$ 53 mil. "Também tem um restaurante na esquina da Vasco da Gama com a Miguel Tostes que teve redução de 30% nos almoços e 50% à noite. Em um ano, o estabelecimento passou por três proprietários", exemplifica. 

Retrocesso
Defensor das ciclovias, o vereador Marcelo Sgarbossa (PT) considera o processo de Nedel um retrocesso. "É uma visão reducionista, que só leva em conta o fluxo dos carros. Nedel não considera a importância da bicicleta no combate à obesidade infantil, na melhora no rendimento escolar, na concepção de uma cidade mais humana", contrapôs. 

Caso a proposta seja aprovada, seriam poucos os locais onde as ciclovias poderiam ser implantadas - apenas em vias com calçadas largas, com cerca de nove metros. 

Sgarbossa também lembra que o projeto vai contra o Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que incentiva a construção de ciclovias. "Muita gente quer pedalar, mas não se sente segura. Por isso as ciclovias são tão importantes, para que mais pessoas deixem o carro em casa e usem a bike para ir ao trabalho, por exemplo. Dessa forma, toda a cidade sai ganhando, já que cada bicicleta na rua é um carro a menos. É menos poluição no ar, menos congestionamento. Porto Alegre não pode seguir na contramão", conclui. 

No entanto, o autor da proposta diz que, segundo especialistas em mobilidade, a ciclovia deve ser usada como uma via coletora para o transporte público, e não como meio de transporte em si. "Pega a bicicleta, vai até o terminal de ônibus, e nele, chega até o centro", ilustra. Nedel citou, também, exemplos de ciclovias que foram projetadas de modo adequado, como a das avenidas Ipiranga, Juscelino Kubitschek de Oliveira e Diário de Notícias. 

Leia também:
Mapa do Plano Cicloviário de Porto Alegre, RS
Porto Alegre chega a 41 km de faixas para bike
Em Porto Alegre, ciclistas saem às ruas com Respeitômetros
Ciclovias em 19 capitais crescem 453 km


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário