Frota de ônibus em Santos (SP) ganha veículo 100% elétrico

Novo modelo, com autonomia de 200 km, passa a integrar a linha que liga o Centro ao Gonzaga

Notícias
 

Fonte: A Tribuna  |  Autor: A Tribuna  |  Postado em: 23 de agosto de 2017

Primeiro ônibus da frota movido exclusivamente a b

Primeiro ônibus da frota movido exclusivamente a bateria

créditos: Alexsander Ferraz/AT

Após colocar em circulação em maio deste ano um ônibus híbrido, que funciona com um motor elétrico e outro a diesel, a Prefeitura de Santos entregou nesta terça-feira (22) seu primeiro veículo totalmente elétrico, movido exclusivamente à bateria. 

O novo modelo, que tem emissão zero de poluentes, baixo nível de ruído e autonomia de 220 km, passa a integrar a linha 20, que liga o Centro ao Gonzaga. A mesma linha também passa a contar, a partir de ontem, com o retorno dos trólebus, cuja circulação ficou interrompida por conta das obras de ampliação do VLT. 

Para a reativação, foi preciso a importação de peça para compatibilizar num mesmo ponto (cruzamento da Avenida Ana Costa e Francisco Glicério) os dois modais (trólebus e VLT), algo inédito na América Latina.

Produzido no Brasil, o veículo conta com duas baterias, ambas instaladas no teto, que podem ser carregadas em até 4 horas. A que alimenta o motor fica na parte traseira, já uma de menor tamanho, na parte dianteira. 

O novo modelo de transporte dispõe ainda de ar-condicionado, internet Wi-fi, sistema de monitoramento de câmeras e acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. 

Leia também:
VLT de Santos cai no gosto dos usuários e amplia horário de operação
Santos planeja terminal intermodal de barcas
VLT em Santos: estudo vai definir segundo trecho do modal



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário