SP tem ruas do Centro bloqueadas no Dia Mundial sem Carro

Entre 6h às 20h, a CET promoverá bloqueios para carros e motos em áreas centrais da capital paulista. Experiência pode ser repetida outras vezes, diz prefeito

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1  |  Postado em: 22 de setembro de 2017

Bloqueio hoje cedo na Vd. do Chá esquina com Pça.

Bloqueio hoje cedo na Vd. do Chá esquina com Pça. Patriarca

créditos: Reprodução TV Globo

O centro de São Paulo amanheceu vazio nesta sexta-feira (22) em que se comemora o Dia Mundial Sem Carro. Algumas vias na região da Praça da Sé ficarão fechadas para carros e motos, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), das 6h às 20h.

A proibição acontecerá em toda extensão da Rua Boa Vista, Ladeira Porto Geral, Largo de São Bento, Rua Líbero Badaró, Viaduto do Chá e em trecho da Rua Florêncio de Abreu (entre a Ladeira da Constituição e a Rua Boa Vista), sendo permitido somente o trânsito de ônibus, táxis e bicicletas. A CET montou desvios do trânsito de automóveis e motos para outras vias da região central, mas o transporte público não sofre alterações, uma vez que estará liberado o trânsito para ônibus e táxis nas vias bloqueadas.  

Bloqueios
Praça da Sé com Rua Venceslau Brás
Praça da Sé com Rua Floriano Peixoto
Rua Coronel Xavier de Toledo com Viaduto do Chá
Rua Florêncio de Abreu com Ladeira da Constituição

O prefeito João Doria disse que vai repetir esta experiência de bloquear ruas do centro outras vezes. "Se isso funcionar bem talvez no futuro possamos não ter mais automóveis no centro da cidade, utilizando apenas os modais de transporte público", disse Doria, que foi trabalhar de ônibus nesta sexta.

Rua Joel Carlos Borges, na zona sul de SP, fechada hoje aos carros. Foto: Marcelo Bologna/ Mobilize

Fora do Centro
Outra iniciativa na cidade, esta promovida por outras organizações pela Virada da Mobilidade 2017, será na rua Joel Carlos Borges, próximo à estação Berrini da CPTM, na zona sul (foto acima). A rua foi fechada ao tráfego e passou por uma série de intervenções para estimular a circulação de pedestres. E a partir de agora vai ser uma rua exclusiva para caminhar, explicou Marcio Nigro, coordenador da Virara 2017.

Leia também:
O que ainda impede de termos cidades mais humanas e saudáveis
Acessibilidade ainda é ignorada por gestores públicos
Inovação tecnológica é destaque da Virada da Mobilidade em SP
Mobilidade urbana: a novidade é o "Ped_ativismo"


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário