Veículos elétricos: quais países (e governos) estão na frente?

China, Europa e EUA são os mercados mais avançados. América Latina (incluindo Brasil), e Africa não aparecem no estudo do Conselho Internacional sobre Transporte Limpo

Notícias
 

Fonte: International Council on Clean Transportation / Mobilize Brasil  |  Autor: International Council on Clean Transportation*  |  Postado em: 17 de maio de 2018

Ônibus elétrico a bateria em Hangzhou, na China

Ônibus elétrico a bateria em Hangzhou, na China

créditos: Mila Guedes / Milalá / Mobilize Brasil


Estudo mostra onde a indústria automobilística está melhor preparada para a transição a veículos elétricos

Projetos de expansão da indústria de veículos elétricos já anunciados pelas montadoras somam US$ 150 bilhões e devem gerar vendas de mais de 13 milhões de unidades por ano até 2025, uma taxa de crescimento anual composta de 35%. Estas são algumas das conclusões do estudo que o Conselho Internacional sobre Transporte Limpo divulgou nesta semana.  O trabalho analisa o mercado global de veículos elétricos e as políticas de apoio implementadas pelos governos para estimular esses investimentos.

 

Segundo o estudo, até o momento, 3/4 dos veículos elétricos vendidos foram fabricados na mesma região em que foram comercializados, mostrando a importância das políticas do lado da demanda, para reduzir as barreiras e aumentar o mercado, e os regulamentos e a política tributária para impulsionar simultaneamente os investimentos industriais. Atualmente os três principais mercados para veículos elétricos no mundo - China, Europa e EUA -- são também onde a maioria dos veículos elétricos é produzida.  E tomando como base os anúncios de projetos de fábricas de baterias, espera-se que a maioria das manufaturas globais de células de bateria estejam na China. 

 

“Quem quiser fazer o mercado avançar na mudança para carros elétricos deve buscar políticas que quebrem as barreiras dos consumidores e que também estimulem as grandes empresas a investir”, destaca Nic Lutsey, co-autor do estudo. “O mercado está avançando rapidamente e os governos líderes podem garantir que suas indústrias estejam à frente com políticas de longo prazo para veículos elétricos e baterias.”


Produção e vendas de veículos elétricos/baterias no mundo


O crescimento dos veículos elétricos indicam os esforços de adaptação às regulamentações de emissões de CO2 e para promover os investimentos necessários na indústria para permitir a transição para sistemas elétricos de mobilidade. Os EUA, sob o governo Trump, apontam uma tendência a enfraquecer sua regulamentação, embora o crescimento do mercado de veículos elétricos na Califórnia esteja aumentando. Enquanto isso, a União Europeia trabalha para regulamentar os níveis de emissões de CO2 de veículos automotores até 2030, e tem atuado simultaneamente para ampliar os investimentos no mercado de baterias, por meio da Battery Alliance da UE.

 

O vice-presidente da Comissão Europeia, Maroš Šefcovic, avalia que "as baterias estão no centro da revolução industrial e o desafio de criar uma indústria de produção de baterias competitiva e sustentável na Europa é imenso. Precisamos avançar rapidamente nesta corrida global. A Comissão Europeia apresentará uma Plano de Ação Estratégico para baterias que contribuirá para criar este ecossistema inovador, sustentável e competitivo para baterias na Europa. Estou convencido de que temos tudo para nos tornarmos líderes globais em inovação, descarbonização e digitalização", declarou o executivo da UE. 
*Autores: Nic Lutsey, Mikhail Grant, Sandra Wappelhorst, Huan Zhou 

Leia o estudo (em inglês) no link www.theicct.org/publications/global-electric-vehicle-industry


Leia também:
Veículos elétricos evitariam milhares de mortes por poluição (2017)
Como os carros elétricos evoluíram em 70 anos (2018)
Ministérios terão programa de mobilidade com veículos elétricos (2018)
Carros elétricos, desafio futuro aos fornecedores de energia (2017)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário