Enfim, ar puro, graças aos caminhoneiros

Crise no transporte de cargas revelou o caminho suicida que o país adotou na área de mobilidade. Somos "dieseldependentes", diz Américo Sampaio, da Rede Nossa São Paulo

Notícias
 

Fonte: MobilizeBrasil / Rede Nossa São Paulo /CBN São Paulo  |  Autor: Marcos de Sousa/MobilizeBrasil  |  Postado em: 29 de maio de 2018

Horizonte ao norte da cidade de São Paulo

Horizonte ao norte da cidade de São Paulo, hoje pela manhã

créditos: Mobilize | via celular


Todos os anos, nestes meses de clima mais seco, costumamos sugerir que as autoridades atuem para reduzir a circulação de veículos motorizados. Em São Paulo, por exemplo, 90% da poluição é provocada pelas emissões veiculares, segundo dados da Cetesb. Um rodízio mais severo, alguma taxa de congestionamento e estímulos ao uso do transporte público ajudariam muito a reduzir as doenças (e mortes) provocadas pela poluição atmosférica. São cerca de 5 mil a 11 mil mortes por ano provocadas pela poluição, apenas em São Paulo.

 

Essa estatística pode ser comprovada nestes dias em que a cidade ficou sem combustível. O horizonte paulistano está mais limpo, o céu mais azul e os relógios indicadores da poluição estão todos no verde. O mais incrível é que até o aroma e perfume das plantas pode ser ser sentido por quem caminha e pedala na cidade. Há pouco trânsito nas ruas, que ficaram mais sossegadas, menos barulhentas, e até mais seguras para os pedestres. 

 

Claro que a greve dos caminhoneiros está gerando transtornos graves a todos. Mas, ao mesmo tempo, comprovou a absurda "dieseldependência" a que estamos submetidos, com todas as suas consequências.

 

A propósito, destacamos hoje o boletim Mais São Paulo, com a avaliação precisa e correta de Américo Sampaio, da Rede Nossa São Paulo. Ouça a aentrevista conduzida por Fabíola Cidral, da Rádio CBN.

 

 

Esperamos que a crise deixe boas lições, para os cidadãos e gestores públicos viciados em gasolina e óleo diesel. Vamos planejar essa mudança?

 

Leia também:
Alemanha propõe transporte gratuito para combater poluição
Poluição do ar mata 11 mil por ano em SP
Estudo revela que poluição em São Paulo seria 40% maior sem o metrô


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário