São Paulo terá ciclovia para a Baixada Santista

Governo do estado libera R$ 5 milhões para construção de ciclovia e passarela pela Serra do Mar, uma antiga reivindicação dos ciclistas. Ecovias conduzirá os projetos

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Fonte: O Estado de S.Paulo  |  Autor: Juliana Diógenes  |  Postado em: 30 de maio de 2018

Ciclista pára no alto da Serra do Mar, em passeio

Ciclista pára no alto da Serra do Mar, em passeio de 2012

créditos: Lauro Rocha / LR Foto

 

O governador de São Paulo Márcio França lançou nesta quarta-feira (30) um pacote de medidas para ciclistas do estado, entre elas a liberação de R$ 5 milhões para a construção de uma ciclovia e uma passarela para integrar uma rota cicloturística pelo Parque da Serra do Mar, no sul do estado. 

 

Além de sancionar um projeto de lei que oficializa o trajeto cicloturístico Márcia Prado - com ligação da capital paulista à Baixada Santista -, o governo anunciou o início de estudos de viabilidade para a construção de uma ciclovia e uma passarela para a rota, a realização anual de um passeio ciclístico na Rodovia Anchieta todo mês de dezembro e a criação de um comitê para debater ações para veículos não-motorizados no Estado.

 

A concessionária Ecovias, responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes, vai conduzir projetos funcionais e executivos. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) vai realizar os estudos sobre a viabilidade para a construção da via.

 

"Queremos que o caminho seja feito com segurança. Quanto mais pessoas fizerem o trajeto de bicicleta, melhor. Agora, com a legislação, a intervenção da Ecovias e as alterações no roteiro, a passagem poderá ser feita todos os dias", disse França. 

 

Rota que a ciclista Márcia Prado costumava fazer passa por túneis e mata exuberante na Serra do Mar
Foto: Lauro Rocha/LR Foto  


Rota ciclística

Regulamentada pela Prefeitura de São Paulo desde 2010, a rota cicloturística Márcia Prado sai de Grajaú, na zona sul da capital, até Santos, passando pelos municípios de São Bernardo do Campo e Cubatão. 

 

No roteiro, o ciclista passa pela Ilha do Bororé por duas balsas e segue pela Estrada de Manutenção da Rodovia dos Imigrantes, conhecida também como Estrada de Serviço da Dersa. Ali, o viajante cruza o Parque Estadual da Serra do Mar. O percurso é inspirado em trajeto da viagem que a ciclista Márcia Prado fez quando era viva.

 

Márcia morreu em 2009,  atropelada por um ônibus enquanto pedalava na Avenida Paulista. A sugestão do roteiro foi feita pelo Instituto CicloBR, que, no ano da morte da ciclista, realizou um evento teste no trajeto do Grajaú até a cidade de Santos com mais de mil ciclistas. A sanção da lei nesta quarta atende a pedidos de entidades cicloativistas para que torne seguro para o ciclista o caminho até o litoral paulista.

 

Segundo o CicloBR, 2.789 ciclistas percorreram o trajeto em 2011. Já em 2012, o número de pessoas que fez a rota teria saltado para 9,5 mil. O programa, negociado ou não com as autoridades, sempre adotou o ponto de partida pela ciclovia da Marginal Pinheiros, até a balsa que leva à ilha do Bororé, travessia da ilha e embarque em outra balsa. Em seguida, seguir por uma estrada de terra até a via Imigrantes, ingressar na estrada de serviço até Cubatão, e de lá fazer a descida até Santos.

 

Em 2012, quase 10 mil ciclistas fazem o percurso, cruzando a balsa até Santos. Foto: Lauro Rocha/ LR Foto 

 

Autor do projeto de lei, o deputado estadual Davi Zaia (PPS) justifica que a proposta é "oficializar a rota, de forma a contribuir para que os encontros aconteçam, sendo disciplinada pelo Poder Público a maneira mais adequada e segura para a realização do percurso".

 

Ciclovia e passarela

Na ocasião, França também autorizou que a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) dê início aos estudos sobre a viabilidade da construção de ciclovia e passarela para a Rota Cicloturística Márcia Prado, que corta o Parque Estadual da Serra do Mar.

 

No evento, foi anunciada a realização de um passeio ciclístico anual pela Via Anchieta (SP-150), que vai ser realizado sempre no primeiro domingo de dezembro. Em 2018, o primeiro roteiro está marcado para 2 de dezembro  entre 6h e o meio-dia, com início na altura do km 9,7 em São Paulo, e término no km 65,6, em Santos. 

 

Para definir uma política estadual para veículos não-motorizados, foi criado ainda o Ciclo Comitê Paulista, que irá debater ações para incentivar o uso do modal no estado. Desde 1998 o Estado de São Paulo conta com a Lei 10.095, que criou o Plano Cicloviário do Estado de São Paulo, texto que prevê a obrigatoriedade de implantação de cicclovias em todas as novas rodovias e trechos urbanos de rodovias ja existentes 

 

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Comentários

Cicero - 04 de Junho de 2018 às 14:50 Positivo 0 Negativo 0

Obaaaaaaa Agora vms poder ir a baixada no pedal. Parabéns por essa maravilha .....

Cicero - 04 de Junho de 2018 às 14:49 Positivo 0 Negativo 0

Ebaaaaaaaaaaa Agora vms poder ir a baixada no pedal.arabéns por essa maravilha.....

Ines - 01 de Junho de 2018 às 02:54 Positivo 0 Negativo 0

E a estrada nova quando sai? Pagamos caro pra trabalhar em SP. Isso nos ajudaria muito.

Manoelito Martins - 31 de Maio de 2018 às 04:03 Positivo 0 Negativo 0

E a Segurança para o pessoal que passara pelas ciclovias descendo a Serra do Mar, uma vez que as favelas da Baixada ao redor, e a criminalidade, com pessoa armadas em plena luz do dia e a quantidade de assaltos aumentam a cada dia e nada e feito .

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