Uber livre de culpa em acidente com carro autônomo que matou pedestre

Empresa não foi responsabilizada criminalmente por morte de Elaine Herzberg, atropelada em março de 2018 por carro autônomo

Notícias
 

Fonte: Tecnoblog/ O Globo  |  Autor: Paulo Higa/Tecnoblog  |  Postado em: 06 de março de 2019

Uber voltou parcialmente com os testes com carros

Uber voltou parcialmente com os testes com carros autônomos

créditos: Reprodução


A Uber se livrou da culpa pelo acidente com um carro autônomo que matou Elaine Herzberg, de 49 anos, em março de 2018, em Tempe, no estado americano do Arizona. A decisão foi publicada nesta terça-feira (6) em comunicado da promotora Sheila Sullivan Polk, responsável pela investigação, que informou que “não há base para responsabilidade criminal”.

 

Além disso, investigações revelaram que a Uber desabilitou os freios de emergência do Volvo XC90 usado no teste e que o sistema de segurança estava configurado com uma sensibilidade em um nível excessivamente baixo, razão pela qual o veículo até chegou a detectar a pedestre, mas seguiu em frente como se estivesse diante de um falso positivo. Lembrando, o carro trafegava a cerca de 60 km/h quando atingiu Elaine, que cruzava a rua de bicicleta, durante a noite. Segundo as investigações, o veículo estava no modo autônomo.

 

Motorista segue investigada para determinar se ela “poderia ou deveria enxergar naquela noite (...) as condições de iluminação e outros fatores relevantes”

 

A promotora não justificou o motivo de não ter encontrado responsabilidade criminal contra a Uber. Ela recomendou que os vídeos sejam analisados por especialistas para descobrir o que a motorista estava vendo no momento do acidente. Rafaela Vasquez ainda poderá ser considerada culpada por homicídio.

 

O caso segue sendo investigado por outros órgãos de segurança dos Estados Unidos, como a National Transportation Safety Board (NTSB) e a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), que podem concluir de quem é a culpa pelo acidente.

 

Enquanto isso, a Uber voltou parcialmente com os testes com carros autônomos, mas com várias restrições: eles só circulam em uma pequena área da cidade de Pittsburgh, apenas em boas condições de tempo e com dois motoristas humanos nos bancos da frente. O programa foi encerrado no Arizona e ainda não foi retomado em San Francisco e Toronto.

 

O acidente que vitimou Elaine foi o primeiro envolvendo um carro autônomo e levantou o debate jurídico sobre as responsabilidades, já que não existem legislações sobre o tema. Em entrevista ao “New York Times”, Frank Douma, pesquisador do Centro de Estudos sobre o Transporte da Universidade de Minnesota, considerou que o anúncio da promotoria é vago por não determinar as responsabilidades.

 

Leia também:
Carro autônomo do Uber falhou, diz relatório sobre atropelamento fatal
Carro da Uber que matou pedestre teria visto a vítima, mas decidiu não desviar
Uber suspende programa de carros autônomos após acidente nos EUA
Para que robôs dirijam, pedestre teria que ser "reprogramado"?!

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário