Suspensão de ciclovia gera polêmica em Vitória (ES)

Decisão foi tomada após audiência pública em que a prefeitura recebeu críticas de moradores e comerciantes. Agora, apenas parte da obra será licitada

Notícias
 

Fonte: Gazeta OnLine  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 05 de julho de 2019

Ciclista pedala no canteiro central da av. Rio Bra

Ciclista no canteiro central da av. Rio Branco em Vitória

créditos: Foto: Guilherme Ferrari

Usuários de bicicletas, moradores e comerciantes de Vitória (ES) seguem debatendo nas redes sociais uma solução que permita a implantação de uma ciclovia na av. Rio Branco, na área central da capital capixaba. A prefeitura suspendeu o processo de licitação para construção da ciclovia no trecho que passa pelo bairro Praia do Canto. A decisão foi tomada depois que os moradores entregaram diferentes projetos e sugestões à administração municipal durante uma audiência pública, em 18 de junho.

 

Segundo o Secretário de Desenvolvimento da Cidade, Márcio Passos, todas as sugestões e propostas serão analisadas para que um novo projeto seja elaborado. “A fase agora é para avaliar tudo que nos foi passado na audiência pública. Nossa previsão é que em cerca de 60 dias apresentemos um novo projeto à população”, prometeu o secretário.

 

Inicialmente, o projeto da prefeitura previa a instalação da ciclovia na lateral do canteiro central, eliminando cerca de 90 vagas de estacionamento. A possibilidade de perder esses espaços  foi um dos pontos que fez os moradores discordarem do projeto municipal. Em contrapartida, eles apresentaram um projeto alternativo, mantendo as vagas de estacionamento, com a instalação da ciclovia em cima do canteiro central. A proposta havia sido rejeitada pela prefeitura porque implicaria a remoção de dezenas de árvores existentes nesse canteiro.

 

"Esperamos que a ciclovia saia e que ela seja feita de uma maneira que não prejudique o funcionamento do comércio nem o acesso dos moradores às residências",  disse o presidente da Associação de Comerciantes da Praia do Canto, Cesar Saad. Segundo o secretário Márcio Passos “a licitação para o projeto da ciclovia em Santa Lúcia deve ser publicada de novo ainda em julho. Paralelo a isso, vamos voltar a dialogar com os moradores da Praia do Canto”, finalizou.

 

Debate
Nas redes sociais os comerciantes defendem a necessidade de manter as vagas de estacionamento da via, ao passo que ciclistas e vários moradores temem que a mudança da ciclovia para o meio da avenida exija a retirada da arborização local, que oferece sombra e reduz a poluição atmosférica.

 

Alguns moradores argumentam que não cabe projetar uma ciclovia pensando em preservar espaços para automóveis. "Isso é coisa dos anos 1960 e 1970, argumenta Arlindo Villaschi. Para ele, a renovação da avenida poderia contemplar a ciclovia e também a ampliação das calçadas, para proporcionar mais espaços de convivência na área.

 

Outros lembram que essa humanização da avenida Rio Branco pode até aumentar o movimento do comércio local, como ocorreu em várias cidades do mundo, e mesmo na avenida Paulista, em São Paulo. O arquiteto Rodrigo Mattos, porém, lembra que experiências de outras cidades não convencem os céticos e que somente uma ação no próprio local poderia testar o melhor tratamento a ser dado à ciclovia. "Quem pedala sabe que o melhor lugar para uma ciclovia é junto da calçada e não no canteiro central, onde o ciclista fica isolado". Ele defende a demarcação da ciclovia com pintura e tachões para uma etapa de avaliação dos impactos para o comércio e para a vida local. 

Uma análise da audiência e das propostas existentes foi realizada em detalhes pelo arquiteto e urbanista Pedro Henrique Negreiros, publicada no site Vitória que Queremos e reproduzida pelo Mobilize Brasil.

 

Leia também:
Ciclovias fazem bem a cidades e pessoas
Em Vitória (ES), audiência pública discute bicicletas e ciclovias
Grande Vitória: 43 notificações por dia contra calçadas irregulares
Mapa das Ciclovias de Vitória


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Luis - 09 de Julho de 2019 às 15:38 Positivo 0 Negativo 0

Quando é que vão fazer audiências para saber se implantam calçadas nas vias? Quando vão fazer audiência para saber se implantam requisitos de acessibilidade nas vias? Quando vão fazer audiências para saber se implantam faixas de travessia de pedest

Clique aqui e deixe seu comentário