Florianópolis divulga projeto para a Ponte Hercílio Luz

Poder público pretende inaugurar até o fim do ano projeto de requalificação da ponte, que será exclusiva para pedestres, ciclistas e ônibus

Notícias
 

Fonte: ArchDaily  |  Autor: Romullo Baratto  |  Postado em: 25 de julho de 2019

Ponte Hercílio Luz em restauro

Ponte Hercílio Luz em restauro

créditos: Prefeitura Municipal de Florianópolis / Reprodução

 

A Prefeitura Municipal de Florianópolis e o Governo do Estado de Santa Catarina pretendem inaugurar até o final do ano a primeira fase do projeto de requalificação urbanística da famosa Ponte Hercílio Luz e seus arredores. Chamado Ponte Viva: Hercílio Luz Para as Pessoas, o projeto compreende não apenas a restruturação do emblemático cartão postal como infraestrutura viária, mas também seu uso para outras finalidades, como esporte, lazer e cultura.

 

 Cabeceira continental da ponte

Cabeceira continental da ponte. Imagem: © Desterro Arquitetos

 

Nesta primeira etapa, o projeto enfoca a adaptação da ponte de ferro e suas cabeceiras para o tráfego de ônibus, ciclistas e pedestres. Ao todo, sete ruas da porção insular e outras três da porção continental terão suas estruturas modificadas a fim de possibilitar estas alterações de trânsito.

 

 Cabeceira insular da ponte

Cabeceira insular da ponte. Imagem: © Desterro Arquitetos

 

"A partir da coordenação do IPUF - Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, identificou-se a necessidade de extrapolar o pensamento sobre a Ponte Hercílio Luz a partir do viés específico de soluções viárias que impunham sua utilização como elemento de vazão ao trânsito de veículos, em sua maioria de automóveis individuais. Procurou-se estabelecer um conceito mais amplo de planejamento, que trata da reintegração da ponte Hercílio Luz na cidade para além de suas funções relacionadas a mobilidade", diz a página do projeto.

 

O projeto de requalificação envolve cinco eixos temáticos - Mobilidade, Patrimônio, Turismo, Cultura e Esporte e Lazer - que nortearão a retomada da ponte pela cidade. "O projeto Ponte Viva procura estabelecer um processo contínuo de planejamento e gestão do seu entorno. Os projetos iniciais contemplam principalmente o tema da conectividade e as infraestruturas básicas para o lazer e turismo."

 

Imagem: © Desterro Arquitetos

Imagem: © Desterro Arquitetos


 

Leia também:

Ponte Hercílio Luz será para pedestres, bicicletas e ônibus, diz prefeito

Florianópolis: prefeitura vai ampliar ciclovia na Lagoa

Prefeitura de Florianópolis lança o programa 'Cidade para as Pessoas'

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário