Vem aí o Bicicultura 2019, em Maringá!

Cidade paranaense vai sediar, de 14 a 17 de novembro, o evento ciclístico nacional Bicicultura. Programação é colaborativa e está com inscrições abertas

Notícias
 

Fonte: Maringá Post/ Mobilize  |  Autor: Murillo Saldanha  |  Postado em: 26 de setembro de 2019

Maior evento de cicloativismo do Brasil será em Ma

Maior evento de cicloativismo do Brasil será em Maringá (PR)

créditos: Divulgação Circular Cultural

A cidade paranaense de Maringá vai sediar, pela primeira vez, o Bicicultura: Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo, maior evento do gênero no país. Será entre os dias 14 e 17 de novembro, e nesta edição o tema é 'Cicloativismo, Memória e o Agora'. 

 

A proposta é que o Bicicultura 2019 resgate a importância da preservação da história dos movimentos sociais, convidando os ciclistas a compartilharem as próprias vivências.

 

A programação do evento é feita de forma colaborativa e qualquer pessoa pode inscrever um proposta de atividade por meio do formulário online, até 30 de setembro. Podem ser inscritas atividades culturais, esportivas, oficinas, apresentação de projetos, rodas de conversa, trabalhos acadêmicos e filmes. As ações devem abordar temáticas como cicloativismo, memória, saúde, políticas públicas e infraestrutura, meio ambiente e sustentabilidade.

 

Ralizado anualmente, o Bicicultura é organizado pela União dos Ciclistas do Brasil (UCB). Em Maringá, a Associação dos Ciclistas do Noroeste do Paraná (Ciclonoroeste) e a Associação Cultural Céu de Capricórnio também fazem parte da organização. Segundo o membro da Ciclonoroeste, Eduardo Simões, essa é a primeira vez que o evento vai ser realizado fora de uma capital, o que representa uma conquista para Maringá. 

 

“É um evento em escala nacional, que é importante porque reúne os cicloativistas de várias entidades, como a universidade, o grupo BR Cidades e a Prefeitura de Maringá. Então, é uma rede de colaboração. São diversos grupos trabalhando, com a ideia de discutir o direito à cidade, a cultura da bike e, sobretudo, a bicicleta e os outros meios de transporte ativos de forma geral”, explica Eduardo.  

 

A maior parte das atividades do Bicicultura será realizada na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e na Vila Olímpica, próximo ao Restaurante Popular. Durante os quatro dias de evento, o Bicicultura vai receber pessoas de todo o país para elaborar, de forma conjunta, agendas sobre o uso da bicicleta e fortalecer o cicloativismo local.

 

O Bicicultura também está em busca de hospedagem solidária para receber visitantes. Quem tiver interesse em colaborar, pode se cadastrar como anfitrião. Para os que querem vir até Maringá participar do evento e buscam lugar para se hospedar, é possível fazer o cadastro como hóspede. 

 

Leia também:
Bicicultura 2018
Bicicultura 2017 chega ao Recife em setembro
Bicicultura 2016: prazo para enviar propostas
Cinema e bicicleta: assista a alguns vídeos do Bicicultura
Rio 2018, capital mundial da bicicleta


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário