Ciclistas criam assistente virtual para registrar infrações no trânsito

Projeto Bicibot, ativo em Recife e São Paulo, permite mapear locais onde mais ocorrem violências contra ciclistas e assim ajudar na fiscalização

Notícias
 

Fonte: Brasil de Fato  |  Autor: Marcos Barbosa  |  Postado em: 09 de outubro de 2019

Estrutura e segurança: desafios ainda para quem pe

Estrutura e segurança: desafios ainda para quem pedala

créditos: Divulgação/Ameciclo

A falta de infraestrutura e a violência no trânsito marcam o cotidiano de quem usa a bicicleta como meio de locomoção. Em Pernambuco, por exemplo, foram registrados 3.087 acidentes de trânsito envolvendo ciclistas. 

 

O dado é de 2018 e representa um aumento de 80% em três anos. O levantamento foi feito pela Secretaria Estadual de Saúde e se refere apenas àqueles acidentes em que foram registrados atendimentos a ciclistas nos hospitais com especialidade em ortopedia e trauma, o que indica que o número de casos, na realidade, tende a ser ainda maior. 

 

Projeto Bicibot

Para dar visibilidade a esse problema e cooperar na fiscalização, ciclistas das cidades de Recife e São Paulo se uniram para desenvolver o projeto que recebeu o nome de Bicibot. O lançamento na capital pernambucana foi no último dia 26 de setembro.

 

Trata-se de um assistente virtual dotado de inteligência artificial que permite quantificar e qualificar os casos envolvendo problemas de segurança viária para usuários de bicicletas. A iniciativa é uma parceria entre a Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) e a Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade). 

 

Segundo Igor Matos, um dos desenvolvedores da Bicibot e associado da Ameciclo, não se trata de um aplicativo, mas de um “chatbot”, que funciona via mensagens de texto através do aplicativo Telegram ou do Facebook Messenger. Para registrar uma denúncia, o ciclista deve acessar o site bicibot.org e clicar em “Denuncie” para iniciar o diálogo. 

 

“No primeiro momento, será perguntado de onde o ciclista é e que tipo de denúncia deseja fazer. No final, é pedida uma confirmação. Todas as denúncias ficam disponíveis no site, onde é possível identificar onde está havendo mais registros de casos”, explica Igor. 

 

Atualmente, a Bicibot funciona em São Paulo e Recife, com objetivos distintos. No Recife, o foco é denunciar casos envolvendo motoristas profissionais de ônibus e táxis que desrespeitam os ciclistas no trânsito. Já em São Paulo, o propósito é registrar as denúncias de invasão às ciclovias e ciclofaixas já existentes e contabilizar a demanda por manutenção. 

 

Segundo Igor, a ideia é ampliar a cobertura para mais localidades: “Contamos com apoio de outras associações de ciclistas para passar a funcionar em todas as cidades em breve. Hoje, o projeto é código aberto e a gente dá suporte para quem quiser implementar a Bicibot na sua cidade. Todas as informações estão disponíveis em nosso site”, explica.

 

Segundo ele, com a geração desses dados referentes às infrações cometidas contra ciclistas, ainda será possível cobrar da melhor maneira as prestadoras de serviços de ônibus e táxi e chamar a atenção para o número significativo de casos ocorridos no dia a dia, que ameaçam a vida dos ciclistas. 

 

“Queremos mostrar, com dados, que apenas uma parcela mínima das infrações cometidas pelos motoristas gera penalização. A gente sabe que fiscalização gera segurança para nós ciclistas, até porque é uma forma de educar. As pessoas só passam a respeitar algumas leis por conta da fiscalização, Isso não anda só, mas é um ponto crucial”, conclui.

 

Como acessar a Bicibot?

Pelo Facebook Messenger, entre no link http://m.me/bicibot. Pelo Telegram, busque pelo @a_bicibot. E siga a assistente para fazer a sua denúncia. Para acompanhar os dados das denúncias registradas pela Bicibot entre no site: http://bicibot.org/ 

 

Leia também:
Em cinco anos, Zona 30 reeduca condutores no Recife
Nota pública critica desativação de radares nas estradas
Ciclistas do Recife "descomemoram" atraso do plano cicloviário
Mortes de ciclistas em SP crescem 220% e batem recorde
40% das ciclovias e ciclofaixas de SP têm problemas, aponta auditoria


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário