Estatal chinesa deve assumir a Linha 6 Laranja do metrô de SP

Também na mira da companhia construtora com sede em Pequim está o Trem Intercidades São Paulo-Campinas

Notícias
 

Fonte: O Estado de S. Paulo  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 23 de outubro de 2019

Canteiro de obras da linha 6 Laranja, à espera da

Canteiro de obras da linha 6 Laranja, à espera da retomada

créditos: Constran

Os chineses seguem interessados em investir em linhas metroviárias e no projeto do Trem Intercidades. A informação foi passada hoje (23) pelo vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, ao jornal O Estado de S.Paulo.

 

Garcia visitou as instalações da China Railway Construction Corporation (CRCC), empresa estatal de construção com sede em Pequim. A companhia foi escolhida pelo consórcio Move São Paulo - formado por Odebrecht, Queiroz Galvão e UTC - para negociar a compra da concessão da Linha 6 Laranja do metrô de São Paulo, segundo apurou a reportagem do Estadão. Três empresas estavam no páreo: além da chinesa, a espanhola Acciona e a americana KT2. 

 

Concluídas as negociações, é preciso assinar o contrato de compra e venda da Linha 6 e passar pela aprovação do Estado, processo que não deve representar problema uma vez que o governador João Doria já manifestou, em outras ocasiões, simpatia pela transferência da concessão para os chineses. Procurada, a Secretaria de Transportes Metropolitanos afirmou que houve uma reunião na semana passada, mas não confirmou a escolha da proposta dos chineses. A concessionária também não quis se pronunciar.

 

A CR20, subsidiária da CRCC, também tem interesse no projeto do Trem Intercidades, planejado para ligar São Paulo a Campinas. A licitação deve ser lançada no primeiro semestre de 2020, e as obras estão previstas para começar em 2021.


Leia também:
Governo de SP propõe investimento 6% menor para transporte
São Paulo em ponto morto na mobilidade urbana
Metrô de SP e CPTM testam pagamento de tarifa com QR Code
MP pede fim de concessão da linha 5 do Metrô de SP 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário