Ciclovia da lagoa Rodrigo de Freitas exige manutenção

Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, tem diversos problemas: buracos na pista, falhas nas laterais e contenções

Notícias
 

Fonte: Yahoo.com  |  Autor: Regiane de Freitas  |  Postado em: 03 de dezembro de 2019

Foto da Lagoa Rodrigo de Freitas/RJ

Lagoa Rodrigo de Freitas/RJ, apresenta problemas

créditos: Site Viagens Bacanas

Buracos, mureta com inclinação e rachaduras, descolamento de pedras, vergalhões aparentes, soltos, e enferrujados, além de asfalto cedendo. Estes são os indícios de que pode haver problemas no trecho da ciclovia da Lagoa Rodrigues de Freitas na Avenida Epitácio Pessoa, na altura da Curva do Calombo. O risco fica ainda mais iminente porque este é o local de maior concentração de público no evento de inauguração da Árvore de Natal da Lagoa, que está marcado para o dia 14 de dezembro.

"É justamente neste ponto que as pessoas se aglomeram para ver a festa. Com o peso maior, inclusive de carrocinhas e barracas de ambulantes que se instalam para o evento, temo que o asfalto possa afundar", diz Heitor Wegmann, de 49 anos, frequentador da Lagoa e presidente da Associação de Moradores do Jardim Botânico.

Num profundo buraco na pista, Wegmann utilizou um remo profissional de 2,35 metros para demonstrar o perigo da abertura na pista, em local movimentado.

"Há um buraco de 2,35m de profundidade com uma largura equivalente a um pé que calça 43. À noite, se alguém não enxergar o buraco e a perna entrar ali, as consequências podem ser graves. É preciso que algo seja feito antes da inauguração da Árvore de Natal da Lagoa."

De acordo com Wegmann, a Superintendência Regional recebeu a denúncia de falta de manutenção na ciclovia da Lagoa e há cerca de um mês uma equipe da Secretaria de Conservação teria ido ao local, mas nenhuma obra foi realizada.

"A Lagoa é um ponto turístico e ninguém se preocupa com isso. Infelizmente, só tomam providências quando alguém se machuca. É preciso que uma avaliação estrutural seja feita antes que aconteça algo grave. A gente precisa ter a cultura da prevenção. Uma fatalidade traz um prejuízo enorme em todos os sentidos — diz Wegmann.

Patrícia do Carmo, nutricionista, de 32 anos, costuma pedalar na região e tem se incomodado com os buracos: "O asfalto é irregular, a bicicleta trepida. Tenho medo de me desequilibrar e cair"

Procurada, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação informou apenas que há uma vistoria programada para esta segunda-feira (2/11).

Informações Adicionais

Laoga Rodrigo de Freitas, ciclovia, Árvore de Natal


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário