Grow tira as bicicletas Yellow de circulação e deixa 14 cidades

Empresa criada da fusão entre Grin e Yellow segue operando patinetes apenas em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Curitiba

Notícias
 

Fonte: Exame  |  Autor: Exame  |  Postado em: 22 de janeiro de 2020

Grow: em busca novas parcerias para expandir opera

Grow: em busca novas parcerias para expandir operação

créditos: Marcio Bruno/Grow/Divulgação

A Grow, startup gerada pela fusão da Yellow e da Green, anunciou a reestruturação de suas operações no Brasil, com a retirada de circulação das bicicletas de todas as cidades em que operava. A alegação da empresa é que a decisão é para que as bikes sejam submetidas a um processo de checagem e verificação das condições de operação e segurança.

 

Além disso, encerrou as operações de patinetes elétricos em 14 cidades. A Grow segue operando patinetes apenas em São Paulo (SP), no Rio de Janeiro (RJ) e em Curitiba (PR). Os patinetes que estavam nessas cidades serão transferidos para as cidades em operação.

 

As mudanças foram comunicadas nesta quarta-feira (22) e fazem parte do processo de reestruturação da empresa. A companhia também demitiu funcionários e disse que está buscando a recolocação com a ajuda de uma consultoria de RH, mas não informou quantos funcionários foram demitidos.

 

Segundo a Grow, no momento sua diretoria está em busca de parcerias públicas e privadas para fortalecer e expandir a operação dos serviços de compartilhamento. Segundo a empresa, já foram realizadas mais de 20 milhões de corridas.

 

“Planejar essa reestruturação nos colocou diante de decisões difíceis, porém necessárias para aperfeiçoar a oferta de nossos serviços e consolidar a nossa atuação na América Latina. O mercado da micromobilidade é fundamental para revolucionar a forma como as pessoas se locomovem nas cidades e continuamos acreditando que esse mercado tem espaço para crescer na região”, explica Jonathan Lewy, CEO da Grow, em comunicado.

 

Investimentos

A Yellow foi criada em junho de 2017 por Ariel Lambrecht, Eduardo Musa e Renato Freitas. Lambrecht e Freitas co-fundaram o aplicativo e unicórnio brasileiro 99, enquanto Musa já foi presidente da fabricante de bikes Caloi. No começo de 2019, a Yellow se uniu à mexicana Grin, de patinetes elétricas. A holding originada dessa junção, a Grow, nasceu em janeiro de 2019 e está presente em sete países na América Latina.

 

Logo depois da fusão entre Grin e Yellow, a nascente Grow levantou 150 milhões de dólares em uma rodada de investimento. 

 

Disputas

Os problemas da startup não são recentes. Assim que chegou ao mercado, a Yellow enfrentou vandalismo e depredações de suas bicicletas. Em junho do ano passado, em uma disputa com a prefeitura de São Paulo, chegou a ter 557 dos seus equipamentos apreendidos, que retornaram às ruas depois do credenciamento da Grow na prefeitura.

 

Em novembro do ano passado, a Grow eliminou a marca Yellow e encerrou seu aplicativo, concentrando as operações no app da Grin. Na ocasião, a Grow afirmou que o objetivo era ter uma marca global mais forte para enfrentar as concorrentes. A marca Grin é usada em sete países, enquanto a Yellow atua só no Brasil.

 

Uma briga no comando da empresa também teria afastado investimentos do SoftBank de até 150 milhões de reais. Segundo o Suno Research, o aporte não ocorreu por conta de uma disputa entre o CEO, Sergio Romo, que era da Grin, e o fundador e vice-presidente global de produtos, Ariel Lambrecht.

 

Leia também:
Bikes compartilhadas sem estações fracassam em Paris
Entrevista: Maurício Villar, da tembici, fala sobre bike share no Brasil

Pesquisa revela perfil de usuários de bikes e patinetes em SP
A invasão das bicicletas sem estações


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário