"Uber Moto" chega a mais capitais do Brasil

App vai iniciar oferta de viagens em motocicletas nas cidades de Campo Grande, Cuiabá e Recife. Segurança parece ser o ponto fraco da novidade

Notícias
 

Fonte: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 27 de abril de 2021

Transporte via Uber Moto no Sri Lanka

Transporte via Uber Moto em Colombo, no Sri Lanka

créditos: Divulgação Uber


Lançado em 2016 na Tailândia, o serviço de transporte com motocicletas da Uber expandiu-se rapidamente por vários países asiáticos. Agora, depois de uma experiência Aracaju (SE), a opção de transporte chega também a Campo Grande (MS), Cuiabá(MT) e Recife (PE).

 

O novo serviço foi lançado como uma opção para os deslocamentos urbanos, mas a um preço mais baixo do que o do UberX. Segundo a empresa, todas as viagens com o Uber Moto incluem a checagem de antecedentes dos parceiros e dão aos usuários a possibilidade de compartilhar com seus contatos a placa, a identificação do condutor e a localização no mapa, em tempo real e com os mesmos recursos de segurança oferecidos nos carros da Uber.


Os "entregadores parceiros" que usam motocicleta e já estão cadastrados no Uber Eats também poderão fazer viagens pelo app Uber Moto, mas para isso, o motociclista deve ter mais de 21 anos, ser habilitado pelo menos há dois anos e ter licença para atividade remunerada registrada na CNH.


Cuidados de segurança
O uso de motocicletas para o transporte regular de passageiros tem sido muito criticado pelos riscos de envolvimentos em sinistros, como mostram as estatísticas. Horácio Figueira, consultor em segurança de trânsito, afirma que um dos problemas do transporte com motos é a cultura de desrespeito às regras de trânsito, comum entre motociclistas brasileiros. "A maioria dos motociclistas, especialmente os que fazem entregas, têm o costume de furar semáforos, não respeitam as faixas de pedestres, e circulam a velocidades acima das permitidas. Existem, é claro, os condutores que circulam corretamente, com calma, mas infelizmente estes estão cada vez mais raros".


A empresa informou que os motociclistas do Uber Moto receberão treinamento sobre segurança viária, direção defensiva e respeito às leis de trânsito. Na área de saúde, a empresa desenvolveu um um protocolo de prevenção ao coronavírus específico para o Uber Moto com o apoio de especialistas. Motociclistas e usuários serão orientados sobre a limpeza de mãos e superfícies da moto com álcool em gel, além da recomendação de que os usuários levem seus próprios capacetes. Outra alternativa é o uso de toucas higiênicas – que podem ser fornecidas pelos condutores e reembolsadas pela Uber.


Leia também:
Metrô do Recife precisa de 1 bi para ser repassado à iniciativa privada
Sua cidade tem um projeto de mobilidade urbana sustentável?
Alemanha investe pesado na formação de especialistas em ciclismo
Ouça o Expresso #37: Como desatar os nós do transporte público


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário