Organização da Rio+20 quer priorizar bicicleta e transporte público

A Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, planeja facilitar o uso de transportes alternativos

Notícias
 

Fonte: CicloVivo  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 05 de abril de 2012

Transporte público é prioridade para  Rio+20

Transporte público é prioridade para Rio+20

créditos: Divulgação

Bicicletas, ônibus, metrô e barcas terão o incentivo da organização do evento.

 

Como estímulo ao uso de bicicletas, serão espalhados bicicletários em todos os locais oficiais da Conferência. Já para priorizar o transporte público, um RioCard especial será desenvolvido para os que forem usar ônibus, metrô ou barcas para ir até os locais de debates e exposições.

 

Serão disponibilizados 350 ônibus para os participantes credenciados. Para amenizar o engarrafamento, a Secretaria Municipal de Transportes está trabalhando em conjunto com a CET-Rio a fim de encontrar soluções.

 

A Conferência quer atender os três pilares: sustentabilidade, conectividade e acessibilidade. A respeito do último item, o secretário nacional do Comitê Nacional de Organização (CNO) da Rio+20, ministro Laudemar Aguiar, afirmou que será garantido os direitos das pessoas que apresentam dificuldades de locomoção. “Não pode excluir um público de 30 a 40 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. Por isso, a Conferência oferecerá equipamentos de acessibilidade para deficiência motora, visual, auditiva”.

 

O evento também busca a inclusão social e pretender cadastrar e qualificar cerca de mil voluntários de comunidades vulneráveis e 500 universitários. A ideia é que essas pessoas também sejam convocadas para outros eventos.

 

A Rio+20 será realizada em junho no Rio de Janeiro. A organização estima que 120 estados membros da ONU estejam presentes, com a participação de cem a 120 chefes de Estado e Governo, além de 50 mil participantes credenciados. Com informações do G1.

 

Leia também:

 

World Bike Tour leva seis mil ciclistas às ruas do Rio de Janeiro 

Justiça manda suspender licitação dos novos bondes de Santa Teresa 

Ajude a construir o mapa Cicloviário Unificado do Rio de Janeiro 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Fátima Magalhães - 08 de Abril de 2012 às 11:20 Positivo 1 Negativo 0

Gostaria de participar da RIO + 20 como voluntária . Trabalho com Resíduos se Saúde e acho que esse evento será muito importante, não só para mim, mais para todos os seres do planeta. Obrigada

Clique aqui e deixe seu comentário