Em São Paulo, bicicleta vai ocupar motofaixa na Vergueiro

Liberação será nos domingos e feriados, mas há quem defenda compartilhar a via

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Fonte: O Estado de S.Paulo  |  Autor: Adriana Ferraz e Bruno Ribeiro  |  Postado em: 29 de agosto de 2012

Motofaixa da Vergueiro atraiu menos motos do que o

Motofaixa da Vergueiro atraiu menos motos do que o esperado

créditos: Paulo Liebert/AE

 

As bicicletas terão sinal verde para ocupar a motofaixa da Rua Vergueiro nos domingos e feriados, no trecho entre o Paraíso, na zona sul, e a região da Sé, no centro de São Paulo. Segundo a Secretaria Municipal dos Transportes, o local será liberado nas próximas semanas, durante a segunda fase de instalação da ciclofaixa da Avenida Paulista, prevista para abrir no dia 2.

 

A utilização do corredor de uso exclusivo para motos é reivindicação antiga. Em maio de 2010, quando a via ainda era sinalizada pela Prefeitura, bicicletas foram desenhadas no chão para forçar a abertura do trecho aos ciclistas, o que não aconteceu.

 

De lá para cá, a pressão só aumentou. A expectativa inicial, há 2 anos, era de que 1,3 mil motos utilizassem a motofaixa diariamente, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Segundo a própria companhia, a faixa da Vergueiro não atraiu a demanda esperada.

 

O baixo movimento na motofaixa fez a Prefeitura desistir de criar outros corredores exclusivos na cidade. Sem oferecer opção, o Município também abandonou o projeto de proibir motociclistas na Avenida 23 de Maio.

 

A mudança de postura em relação à motofaixa anima, mas não satisfaz por completo quem defende o uso da bicicleta como meio de transporte diário. Grupos de ciclistas ainda querem o uso das motofaixas não apenas em período de lazer, mas também em dias de semana, como uma ciclovia "compartilhada". Hoje, a capital tem dois corredores nesse formato. Além da Vergueiro, há uma motofaixa na Avenida Sumaré, a pioneira, na zona oeste de São Paulo. Juntas, somam quase 7 quilômetros.

 

Enquete

A polêmica levou o cicloativista Henrique Boney a criar uma enquete a fim de discutir o uso compartilhado da motofaixa da Vergeiro. Por e-mail, Boney pergunta à lista de contatos se o compartilhamento de faixas por motociclistas e ciclistas é possível em São Paulo.

 

O objetivo é comprovar uma tese que desenvolveu após uma contagem feita por ele no ano passado. "Fiquei 12 horas contando motos e bicicletas que circulavam pela motofaixa da Vergueiro, e pude observar que elas já dividem esse espaço", afirma.

 

Em até um mês, o cicloativista pretende apresentar os resultados de sua pesquisa e levantar ainda mais a discussão sobre a possibilidade de a cidade planejar motofaixas que permitem o uso compartilhado. Já os sindicatos que representam os motociclistas exigem a retomada da política municipal de criação de novas faixas exclusivas para motos, incluindo a Avenida 23 de Maio. Até o fim da gestão Gilberto Kassab (PSD), porém, nenhum novo trecho deve ser entregue.

 

Debate

Motos e bicicletas devem andar na mesma faixa?


William Cruz - SIM

Desde que essa integração seja bem regulamentada e sinalizada, é possível, sim, promover uma convivência saudável entre ciclistas e motociclistas, ou mesmo motoristas. Em Londres, por exemplo, as bicicletas utilizam a mesma via dos ônibus e dá certo. Mas essa possibilidade não depende apenas de pintura no chão, é preciso conscientização e preparo de ambos os lados. Muitos ciclistas já usam a motofaixa da Avenida Sumaré, mas, na minha opinião, estão se arriscando. Lá, alguns motociclistas respeitam o ciclista, mas outros os veem como intrusos. De todo jeito, é um avanço a liberação da motofaixa aos domingos. Pode ser o início de uma relação melhor.

WILLIAM CRUZ É CICLISTA E AUTOR DO BLOG ‘VÁ DE BIKE’

 

Gilberto Almeida dos Santos - NÃO

Bicicletas não desenvolvem a mesma velocidade das motos. Em um corredor exclusivo, essa diferença se torna perigosa. Na motofaixa da Rua Vergueiro, por exemplo, o motociclista tem de avançar no espaço dos carros para poder ultrapassar um ciclista. Além disso, precisa reduzir a velocidade, o que pode provocar acidentes. Em dias de semana, onde o fluxo de motos é infinitamente maior, fica complicada essa convivência. É como misturar uma tartaruga e um elefante. Já nos fins de semana, não vejo problema. Em São Paulo, bicicletas devem ser usadas para o lazer e é justo que elas tenham um espaço aos domingos.

GILBERTO ALMEIDA DOS SANTOS É PRESIDENTE DO SINDICATO DOS MENSAGEIROS, MOTOCICLISTAS, CICLISTAS E MOTOTAXISTAS DE SÃO PAULO

 

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Comentários

Regina Rocha - 29 de Agosto de 2012 às 19:02 Positivo 0 Negativo 0

Compartilhar moto/bici numa faixa de moto é desatino. Moto é veículo automotor, e o código de trânsito diz q devia circular junto com os carros. Aliás, um absurdo existir faixa exclusiva para moto, um perigo para quem tá na ilha e quer atravessar.

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