Ciclovia de Taboão da Serra (SP) foi desativada por falta de espaço e baixa utilização

Foi o que explicou o secretário de transporte e mobilidade urbana, Rinaldo Tacola Filho, ao anunciar oficialmente a desativação da ciclovia da cidade

Notícias
 

Fonte: Portal O Taboanense  |  Autor: Rose Santana  |  Postado em: 27 de fevereiro de 2013

Ciclovia agora é usada como estacionamento

Ciclovia agora é usada como estacionamento

créditos: Divulgação

 

Para impedir a utilização, as faixas serão pintadas, as placas já foram retiradas e há faixas comunicando a população que as ciclovias não devem ser utilizadas.

 

De acordo com Tacola, a prefeitura fez um levantamento da utilização da ciclovia e constatou que é pouco utilizada pela população e que o município precisa de mais espaço viário para circulação de veículos. A falta de segurança também pesou na decisão, em alguns momentos o ciclista  disputava espaço com os veículos. Em outros era com o pedestre, uma vez que uma parte da ciclovia ficava em cima da calçada.

 

“Taboão tem 127 mil de veículos cadastrados. Nosso espaço viário é muito pequeno, e vimos que poderíamos maximizar melhor o espaço, desativando a ciclovia que é pouco utilizada. Essa é uma questão técnica, não temos espaço nem para o viário, quem dirá para o ciclista”, disse Tacola.

 

Ainda de acordo com o secretário, será realizado um estudo para saber se a população taboanense, realmente tem interesse em ter uma ciclovia, saber qual a sua utilização. O mais provável é que se faça um espaço, não para transporte, mas para lazer. 

 

“A utilização para transporte é baixíssima, não há necessidade de uma ciclovia, também não temos espaços. Vamos estudar uma forma de implantar uma ciclovia para lazer, mas no momento não será implantada, essa não é a principal carência da população”, relatou.

 

Rinaldo Tacola afirmou que a implantação da ciclovia tornou-se um mau investimento, porém o custo da desativação não é maior que o prejuízo de perder vidas. “O maior problema da bicicleta é a falta de segurança. A vida não tem custo”, falou.

 

Trânsito

A grande quantidade de moradores que a cidade recebeu nos últimos anos transformou o trânsito de Taboão num caos. São 127 mil veículos cadastrados. A cidade recebe cerca de cinco milhões de veículos por mês. Só a Estrada Kizaemon Takeuti recebe 700 mil veículos/mês. “O espaço viário é muito pequeno”, disse Tacola.

 

O secretário afirmou que Taboão da Serra esta à beira de um colapso. “Não existe situação milagrosa para Taboão, porque aqui não existe espaço. Tudo que for implantado vai prejudicar o outro. Mas o grande problema de Taboão da Serra chama-se Avenida Professor Francisco Morato, uma faixa de ônibus e duas de carros”, relatou.

 

Também esta em estudo a possibilidade da Avenida Armando Andrade voltar a ter mão dupla. “Estamos estudando, para qualquer medida que você faz, mexe com a vida das pessoas. Nosso interesse é minimizar qualquer impacto negativo que a cidade possa ter”, declarou o secretário Tacola.

 

O trânsito de Taboão da Serra, segundo Tacola, matou instantaneamente em 2012, 30 pessoas, não foram contabilizados os acidentados hospitalizados e que entraram em óbito. 

 

Leia também:

Ciclovia de Taboão (SP) é desativada pela prefeitura e dá lugar aos carros 

Taboão da Serra poderá ter uma estação da linha 4 do metrô de SP 

Ciclistas reclamam da falta de manutenção em ciclovias de Taboão da Serra 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Macedo - 16 de Março de 2013 às 04:48 Positivo 0 Negativo 0

Cada dia me da vergonha de morar em Taboão, espero o sr. Secretario arrume uma solução pois vou ao serviço todos os dias de bicicleta já chega a ciclovia da av. Eliseu que não saiu .......

Oberto - 10 de Março de 2013 às 16:33 Positivo 0 Negativo 0

Eu era um dos que utilizava este espaço, acho vergonhoso o secretário ser tão retrogrado e incompetente e ir totalmente na contramão do que é praticado pelo restante do mundo, senhor prefeito, ainda é tempo, peça pra sair, já tô vendo como vai ser.

gil-sam cardoso - 05 de Março de 2013 às 13:41 Positivo 0 Negativo 0

sr secretario o senhor sera mais uma vitima de avc pelo estres do transito ,essa cidade não tem nada de lazer e uma merda

Raimundo Gomes - 02 de Março de 2013 às 19:33 Positivo 1 Negativo 0

Sr. Secretário. O problema da falta de espaço em taboão não é justificativa para acabar com a ciclovia. Justamente por não ter espaço para tantos carros é que se deve priorizar outros meios de transporte, ciclovia, ônibus, metro etc...

Clique aqui e deixe seu comentário