Palácio das Convenções do Anhembi (SP) recebe Selo de Acessibilidade

Para ficar 100% acessível, centro de eventos paulistano passou por várias obras, como rebaixamento de calçadas, rampas de acesso, sinalização, corrimãos, piso tátil etc.

Notícias
 

Fonte: SPTuris  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 22 de agosto de 2013

Palácio das Convenções: acessibilidade

Palácio das Convenções: acessibilidade

créditos: José Cordeiro/ SPTuris

 

O Palácio das Convenções do Anhembi, na zona norte da capital paulista, recebeu no final de julho o Selo de Acessibilidade, que garante total acessibilidade às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O certificado é concedido pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) da Prefeitura de São Paulo.  

 

Para ser incluído no rol de espaços 100% acessíveis, o centro de eventos do Parque Anhembi passou por uma série de adequações em suas áreas para atender às determinações da NBR 9050/2004, da ABNT, e à legislação de acessibilidade vigente no país. As obras incluíram rebaixamento de guias das calçadas, rampas de acesso, sinalização, adaptação de sanitários, alerta direcional, alarmes e criação de 92 espaços acessíveis no grande auditório. O local foi dotado de banheiros acessíveis, corrimãos, piso tátil, plataformas elevatórias, entre outras estruturas e equipamentos que obedecem ao conceito de desenho universal.

 

O certificado é entregue a toda edificação pública ou privada que garanta total acessibilidade para esse público e o Palácio das Convenções do Anhembi Parque é o 50º local que recebeu o Selo este ano. 

 

Para o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), que administra o Anhembi Parque, Marcelo Rehder, esse é o reconhecimento de anos de trabalho: “Desde 2003, o Palácio das Convenções do Anhembi começou a ter várias melhorias para adaptar as estruturas já existentes e construir novos equipamentos que obedeçam ao conceito de desenho universal. Com isso, temos um espaço totalmente inclusivo, que pode receber qualquer pessoa, seja ela com deficiência ou não.”

 

Com 36 mil m² de área construída, distribuídos em  três auditórios, cinco halls e quatro salas reversíveis, o Palácio das Convenções conta com moderna estrutura e diferentes espaços para abrigar eventos de vários portes.

 

Confira abaixo a lista completa de todos os itens executados no Palácio para atender às leis de acessibilidade:

- Rampa de acesso ao Palácio das Convenções;

- Rampa de acesso ao Terraço (laje);

- Auditório Celso Furtado – rampas internas e externas;

- Auditório 9 – rampa interna;

- Acesso às plataformas elevatórias.

- Sanitários acessíveis com barras de apoio, sinalização nas portas e alarme em caso de acidente. Atendem tanto os halls quanto os auditórios;

- Sinalização visual de degraus;

- Rebaixamento de guia das calçadas;

- Lombofaixa de acesso à portaria A – trata-se de uma faixa de pedestre elevada que permite a travessia na mesma altura da calçada, mas é a continuação do asfalto da rua;

- Sinalização tátil alerta e direcional no Terraço (laje);

- Nos auditórios, há lugares para pessoas com cadeira de rodas e acompanhantes, poltronas para pessoas obesas e pessoas com mobilidade reduzida.

 

Leia também: 

Rua da Consolação terá calçada 'padrão Paulista' 

SPTuris lança mapa da cidade para ciclistas



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário