Salvador tem programação para o Dia Mundial Sem Carro; confira opções

Proposta é diminuir o número de automóveis nas ruas das cidades. Entre os eventos para marcar a data, tem bicicletada e "Vaga Verde"

Notícias
 

 |  Autor: G1  |  Postado em: 22 de setembro de 2011

Salvador

Salvador

créditos: opiniaoweb.com

A proposta nesta quinta-feira (22) é buscar alternativas para sair de casa sem carro e contribuir com a causa ambiental de reduzir a emissão de gases na atmosfera e repensar questões ligadas à mobilidade urbana. Para participar, uma das opções no Dia Mundial Sem Carro é investir nas caminhadas, aproveitando para fazer a pé pequenos trajetos até o  trabalho, faculdade ou mesmo a passeio. O uso das bicicletas, ônibus e outros transportes coletivos na cidade ajudam a reduzir o número de automóveis nas ruas.


Em Salvador, algumas entidades se organizaram para integrar as ações que acontecem simultaneamente em todo o mundo. Confira lista abaixo:


Bicicletada
Dique do Tororó


Os amantes das bikes vão se reunir a partir das 19h desta quinta-feira, no estacionamento do Dique do Tororó para promover uma bicicletada no Dia Mundial Sem Carro. Os organizadores querem mostrar que é possível se movimentar pela cidade sem precisar dos automóveis.


I Jornada Universitária sobre Transporte Ativo
Faculdade de Economia/UFBA – Piedade


Outra opção é a I Jornada Universitária sobre Transporte Ativo, marcada para começar às 10h na Faculdade de Economia da UFBA, na Piedade, em Salvador. O evento é uma promoção do Grupo da Piedade vinculado ao Departamento de Economia Aplicada da Faculdade de Economia e tem o objetivo de difundir na comunidade o novo conceito de transporte ativo. Este conceito, segundo o Prof. Ihering Guedes Alcoforado, coordenador do evento, é uma das portas de entrada para o estudo da relação dos diversos modos de deslocamento com e sem carro com a saúde individual e coletiva.


Conselho Regional de Psicologia-BA
Dia Mundial Sem Carro com Vaga Verde


O Conselho Regional de Psicologia da Bahia, através da Comissão de Mobilidade Humana e Trânsito, organiza o evento Vaga Verde em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, nesta quinta-feira, a partir das 8h, no estacionamento do Conselho, na rua Professor Aristides Novis, na Federação. A atividade tem como objetivo ocupar uma vaga de automóvel com pessoas e diversas formas de entretenimento. Cada um dos participantes trará objetos como cadeiras de praia, tamboretes, almofadões entre outros. O intuito é atrair outras pessoas para participar da mobilização criando uma inusitada área de lazer. Durante o encontro, a Comissão realizará o pré-lançamento da Campanha de Prevenção à Carrodependência, documento que atenta para o uso abusivo dos automóveis. Os interessados podem entrar em contato com a com os organizadores através do e-mail comht@crp03.org.br.


Núcleo de Estudos em Mobilidade Urbana
Ciclo de palestras


Quem deixar o carro em casa pode ainda participar do ciclo de palestras promovido pelo Núcleo de Estudos em Mobilidade Urbana, que acontecerá nesta quinta-feira, na Faculdade de Arquitetura da Ufba, na rua Caetano Moura, na Federação. As palestras começam às 9h e seguem até o meio-dia, sendo encerradas com um debate entre os participantes.

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário